ActualRegional
31 Maio, 2022

Centro Educativo Alice Nabeiro celebra 15 Anos com homenagem a Manuel Ferreira Patrício

Ministro da Educação, João Costa marcou presença no evento.

O Coração Delta – Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro, por ocasião do 15º Aniversário do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), promoveu na manhã desta segunda feira, 30 maio, a 1ª Conferência Manuel Ferreira Patrício, subordinada ao tema “O Futuro da Educação”, onde se homenageou o Professor, que foi o primeiro Director do CEAN e autor do projecto pedagógico-cultural desta instituição.

“Continuar a dar vida à sua obra”

O Presidente da Assembleia Geral da Associação Coração Delta, João Manuel Nabeiro referiu que “A obra deste grande pensador português não pode, não vai cair no esquecimento. Nem tão pouco a sua personalidade, o seu singular humanismo, a sua postura humilde e afectiva, a sua sabedoria, tudo aspectos que constituem referência obrigatória para educadores, jovens e gerações futuras. Somos parte deste imenso legado do Professor Patrício e, como forma de o valorizar e fazer perdurar, pensámos em várias formas de continuar a dar vida à sua obra“, enalteceu este responsável.

Presidida por João Manuel Nabeiro, Presidente da Assembleia Geral da Associação Coração Delta, com a presença e intervenção do Ministro da Educação, João Costa e do Comendador Rui Nabeiro, a conferência teve lugar no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, local onde foi possível debater, analisar e reflectir sobre os principais temas que influenciam o ensino de hoje e do amanhã.

Sob o mote “O Futuro Da Educação”, a conferência contou com a participação do Professor Catedrático da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, e dos Professores Adelina Pinto, Nuno Vieira Brito e Paulo Matos, que debateram ideias e a metodologia empreendedora “Ter Ideias para Mudar o Mundo”, destinada a crianças dos 3 aos 12, desenvolvida pelo CEAN.

Durante a manhã houve ainda tempo para o Professor Jorge Bento, Catedrático Jubilado da Universidade do Porto, homenagear o Professor Manuel Ferreira Patrício, evocando a sua respeitada e conceituada carreira educativa e filosófica.

No âmbito desta iniciativa foi ainda instituído o Prémio Professor Manuel Ferreira Patrício, distinção e reconhecimento atribuído anualmente a um estudante do ensino secundário de Campo Maior que se tenha destacado pelo seu desempenho escolar e cujo montante é equivalente à propina anual do ensino superior. Foi ainda descerrada uma placa de homenagem ao Professor que ficará exposta no CEAN.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.