A reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha, na zona do Caia (Elvas) e Badajoz (Espanha) acontece esta quarta feira, dia 1 de julho, com as mais altas honras de estado dos dois paÃses.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o rei Felipe VI de Espanha, mas também os dois chefes de Governo, António Costa e Pedro Sánchez são as figuras polÃticas anunciadas para assinalar esta reabertura.


Os lÃderes dos dois paÃses tentam mostrar uma reabertura coordenada, como foi a decisão de fecho em março e, simultaneamente, realçar a importância que as ligações comerciais e territoriais entre os dois paÃses têm.
O encerramento da fronteira na PenÃnsula Ibérica foi um passo coordenado entre Costa e Sánchez devido à pandemia da covid-19.
O programa inclui uma cerimónia no Museu Arqueológico de la Alcazaba de Badajoz, onde serão tocados os hinos de ambos os paÃses e tirada uma fotografia de famÃlia.
Já no lado de cá da fronteira, em Elvas, a comitiva é recebida para uma cerimónia no Castelo de Elvas, onde serão novamente entoados os hinos e tirada uma fotografia de famÃlia.














There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.