ActualRegional
28 Setembro, 2025

Autárquicas: “Oito anos de desenvolvimento como nunca tivemos” – João Grilo recandidata-se em Alandroal

João Grilo, atual presidente da Câmara Municipal de Alandroal, apresentou este domingo à tarde a sua recandidatura pelo Partido Socialista para as próximas eleições autárquicas. Na sessão, o candidato sublinhou o orgulho na equipa que o acompanha há vários anos, a continuidade do projeto iniciado em 2017 e o apelo a uma renovação de confiança dos alandroalenses.

“Continuamos todos juntos a agregar, do lado certo, a desenvolver o concelho”

No arranque do discurso, João Grilo agradeceu a todos os elementos da lista, aos órgãos autárquicos, aos mandatários e à equipa que o tem acompanhado:

“Tenho um orgulho muito grande. As pessoas das listas estão connosco há muitos anos. Juntos somos mais fortes. É um compromisso uns com os outros. As poucas mudanças que houve foram por questões pessoais. Continuamos todos juntos a agregar, do lado certo, a desenvolver o concelho.”

Oito anos de trabalho e desenvolvimento

O candidato socialista fez um balanço da sua governação, defendendo que o concelho alcançou nos últimos oito anos um nível de desenvolvimento inédito:

“Ao início era preciso acreditarem. Hoje, oito anos depois, temos oito anos de desenvolvimento como nunca tivemos. Pedimos renovação de confiança. Se até aqui fizemos o que fizemos, seguramente nos próximos quatro anos continuaremos a trabalhar para um futuro melhor.”

Destacou ainda que a gestão socialista colocou Alandroal “ao nível dos outros” e pioneiro em alguns projetos:

“Não podem atirar para as nossas costas que fizéssemos em oito o que não fizeram em 40. Há muito para fazer, é verdade, mas nunca se fez tanto em tão pouco tempo por este concelho. Seja em oportunidades, seja em desenvolvimento.”

Marca de proximidade

“Se há uma marca desta gestão é a proximidade às pessoas e respeito pelo que são e pelo que precisam”

Entre os principais eixos da sua recandidatura, João Grilo destacou a ligação direta às pessoas, às instituições e às freguesias:

“Somos uma equipa em articulação com o território, com as pessoas, com as IPSS, com as juntas de freguesia. Este concelho não precisa de divisões. Somos uma marca de envolvimento, solidariedade, apoio e em não deixar ninguém para trás. Se há uma marca desta gestão é a proximidade às pessoas e respeito pelo que são e pelo que precisam.”

Com a campanha no terreno, deixou ainda um aviso:

“As próximas duas semanas estaremos na rua com confiança. Não há vitórias antecipadas. Temos de votar e cada um fazer a sua parte para obtermos os resultados que precisamos, corrigir as assimetrias do concelho e apostar na continuidade da mudança.”

Equipa candidata à Câmara Municipal

A lista do Partido Socialista à Câmara Municipal é encabeçada por João Grilo e integra ainda João Balsante, Fernanda Romão, Paulo Gonçalves, Luísa Figueira e Amélia Gomes.

Assembleia Municipal

“Com a redução da dívida, haverá mais margem para o Sr. Presidente concretizar projetos, criar riqueza e alavancar o concelho.”

Já para a Assembleia Municipal, o cabeça de lista é José Robalo, acompanhado por José Roma, Conceição Rosa, José Padilha e Luísa Violante. Na sua intervenção, José Robalo destacou a importância da redução da dívida municipal e o papel da Assembleia na concretização das políticas do executivo:

“Felizmente, a dívida diminuiu e vamos conseguir cumprir obrigações, contas certas, cumprimento de pagamento aos fornecedores. Apesar dos condicionalismos, houve espaço para fazer investimento. Com a redução da dívida, haverá mais margem para o Sr. Presidente concretizar projetos, criar riqueza e alavancar o concelho.”

O candidato reforçou ainda a importância de garantir maioria socialista no órgão deliberativo:

“As Assembleias Municipais têm um papel essencial. É lá que se aprovam as deliberações vindas do executivo. Daí ser importante termos o maior número de eleitos da mesma cor da autarquia.”

Juntas de Freguesia

“Temos vida, temos turismo, como prova a Praia das Azenhas d’el Rei. É imperativo continuar a mostrar Alandroal no seu melhor.”

A apresentação incluiu também os candidatos às quatro freguesias do concelho:

  • União de Freguesias de Alandroal – Manuel Fialho
  • Santiago Maior – Joaquim Boleiro
  • Terena (S. Pedro) – Joselina Paiva
  • Capelins (S. António) – Patrícia Piteira

Em representação de todos os candidatos às juntas, Patrícia Piteira destacou o trabalho realizado no último mandato e pediu confiança para continuar:

“Foram quatro anos bonitos de trabalho e perseverança, com uma política de proximidade. Há ainda objetivos por cumprir. Temos vida, temos turismo, como prova a Praia das Azenhas d’el Rei. É imperativo continuar a mostrar Alandroal no seu melhor. Pedimos confiança para continuar a trabalhar de forma próxima, séria e honesta, sempre disponíveis, de dia e de noite.”

Juventude e mandatários

A apresentação contou também com a intervenção da mandatária da juventude, Ana Rita Pisco, que reforçou o compromisso das novas gerações:

“A política está mais próxima e sem medo de inovar. É um compromisso com o futuro, com diálogo e responsabilidade. Acreditamos numa política feita pelas pessoas e com as pessoas.”

A mandatária geral da candidatura é Vitória Balsante.

Slogan e compromisso

O evento abriu com um vídeo de balanço do trabalho realizado, reforçando o slogan “Juntos Somos Mais Fortes” e a ambição de colocar “Alandroal entre os primeiros para sempre”.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.