As famílias e empresas do concelho de Elvas vão ter acesso a um pacote de apoio, com vista a atenuar as dificuldades por que estão a passar os mais afetados pela pandemia.
Para as famílias vão ser canalizados 772 mil euros e, para empresas, 679 mil euros, num total de um milhão 451 mil euros.
A decisão foi tomada pela Câmara Municipal de Elvas, na reunião do seu Executivo, em 10 de fevereiro.
Desta forma, a Câmara Municipal, dentro das suas competência e capacidade financeira, estudou estas medidas que abarcam a generalidade do tecido etário e social do concelho: estudantes do primeiro ciclo ao ensino superior, crianças, juventude, idade ativa, idade de ouro, empresas e famílias.
Em matéria de resposta às dificuldades impostas pela Covid-19, a Câmara de Elvas tem estado sempre na linha avançada, procurando antecipar as medidas a tomar, mas sempre com a preocupação de as deliberar de acordo com a legalidade e a capacidade financeira do Município.
Desagregação de freguesias
Outro assunto abordado nesta reunião foi a desagregação de freguesias que, no caso do concelho de Elvas, se coloca nas freguesias de Terrugem, Vila Boim, Barbacena e Vila Fernando.
A Câmara Municipal entende que este tema deve ser abordado de acordo com o enquadramento legal que vai ser feito pela Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, na Assembleia da República.
Ouvir “a vontade expressa pelas populações envolvidas”
Por outro lado, a Câmara defende que uma posição municipal deve ser tomada depois de conhecida a vontade expressa pelas populações envolvidas.
Assim, as populações de Terrugem, Vila Boim, Barbacena e Vila Fernando podem contar com a Câmara Municipal, que se compromete a defender uma desagregação de freguesias desde que a lei o permita e seja validada pela vontade das populações diretamente envolvidas nesse processo.
Nesta sessão, foram aprovados apoio ao Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos e Barbaris BTT Team.















There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.