ActualRegional
13 Junho, 2025

Alandroal oferece mais saúde… e mais salário!

Feira da Saúde anima Praça da República em Alandroal com rastreios e atividades até sábado.

A Praça da República, em Alandroal, está a ser palco da Feira da Saúde, uma iniciativa aberta à população que decorre até ao final da manhã deste sábado, 14 de junho, e que tem como principal objetivo promover hábitos de vida saudáveis e facilitar o acesso a cuidados básicos de saúde.

Ao longo do certame, os visitantes podem realizar gratuitamente diversos rastreios e avaliações de saúde, desde a medição da tensão arterial, glicemia, colesterol, risco metabólico, avaliação cardiovascular, da visão, da saúde oral e nutricional.

Além dos serviços de rastreio, a Feira da Saúde oferece ainda momentos culturais e de animação. Destaque para as demonstrações de canto alentejano, ginástica e danças, dinamizadas pelos utentes dos lares do concelho.

Os mais pequenos também têm espaço garantido, podendo participar no Circuito Rodoviário para Crianças, promovido pela GNR, e viver a experiência de “ser bombeiro por um minuto”, uma atividade organizada pelos Bombeiros Voluntários de Alandroal. Uma das atrações mais educativas do evento é o jogo gigante dedicado à dieta mediterrânica, que alia brincadeira à consciencialização para uma alimentação equilibrada.

Ser médico em Alandroal dá saúde e 1.900 euros extra por mês

A par da promoção da saúde, o município de Alandroal tem enfrentado desafios no setor, nomeadamente a falta de profissionais médicos — uma realidade que afeta também o resto do país. Atualmente, há duas vagas por preencher no concelho. Em declarações à Perspetiva, o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, revelou que está a decorrer um concurso para ocupar uma dessas vagas e manifestou “grande expectativa” de que venha a ser preenchida em breve.

Enquanto não se resolve em definitivo a questão da falta de médicos, o município tem assegurado a prestação de cuidados de saúde com o recurso a médicos tarefeiros, em coordenação com os serviços de saúde locais. João Grilo garante à população que “tem havido sempre resposta médica regular no concelho”.

Para atrair jovens médicos e combater a carência de profissionais, a autarquia criou um pacote de incentivos financeiros atrativo. “Temos disponível um incentivo adicional ao vencimento dos médicos no valor de 1.900 euros por mês, o que consideramos uma oferta muito boa para fixar profissionais no nosso concelho”, afirmou o autarca.

A Feira da Saúde de Alandroal prolonga-se até sábado e promete continuar a mobilizar a comunidade em torno da prevenção, do bem-estar e da promoção de estilos de vida saudáveis.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.