A freguesia de Capelins, no concelho de Alandroal, foi ontem, 16 de junho, assolada “por uma tragédia de grandes dimensões”, como descreveu João Grilo, Presidente da Câmara Municipal, na sua rede social.
Tratou-se de um incêndio “com origem depois das doze horas junto à localidade de Montejuntos consumiu mais de 500 hectares de pasto, olival, árvores, vedações, colmeias, linhas de média tensão, alguns palheiros e casas devolutas.
“Tragédia de grandes dimensões”


“Salvaram-se centenas de animais e dezenas de montes”
João Grilo


O calor extremo, o vento forte e uma carga vegetal fortíssima devido a um ano de muita chuva depressa contribuíram para uma propagação rápida e com frente alargada, muito difícil de combater.
O trabalho rápido, incansável e irrepreensível de todas as entidades envolvidas e da população que acudiu aos seus bens tornou a tragédia muito menor. Salvaram-se centenas de animais e dezenas de montes, não havendo registo de um único monte habitável que se tenha perdido”.
João Grilo continua a descrição do que foi um dia difícil e relata na primeira pessoa: “Acompanhei desde cedo os esforços de todos e passei por todos os montes, por alguns mais do que uma vez. Compreende-se que algumas pessoas, por desconhecimento de todo o trabalho e articulação em curso, tenham passado por momentos de maior aflição. Foi um esforço coletivo incrível.
Estiverem envolvidos 42 veículos e 4 meios aéreos, assim como 122 operacionais, 19 elementos da GNR e 103 homens e mulheres das corporações de bombeiros de Moura, Crato, Barrancos, Alvito, Elvas, Campo Maior, Avis, Ponte de Sor, Portalegre, Almada, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Redondo, Viana do Alentejo, Portel, Évora, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Alandroal e a Proteção Civil municipal.
Doze operacionais sofreram de exaustão e foram evacuados para unidades e saúde.
Deixo o enorme agradecimento a todos, e à Juntq de Freguesia de Capelins que deu um apoio inexcedível. À população que disponibilizou tratores e máquinas e veio oferecer ajuda. A todos os cafés, restaurantes e padarias que contribuíram para a logística que permitiu alimentar todas estas pessoas.
As operações de rescaldo vão continuar pela noite”, escreveu o autarca.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.