ActualRegional
30 Maio, 2025

Alandroal é o 1º concelho a receber a transformação digital do 5G.Rural

Sob a batuta do Maestro Martim Sousa Tavares, no próximo dia 31 de maio, passado e futuro ligam-se no Alandroal, para um momento único de celebração do Património, da Cultura e da Tecnologia, como conectores e construtores de comunidades. Este será o ponto de partida oficial para a integração do projeto 5G.Rural em todo o território do município alentejano, possibilitando maior competitividade económica para as empresas da região (e para as que se poderão ali instalar) e, sobretudo, para os cidadãos, que passam a usufruir de uma conetividade mais rápida e efetiva.

O projeto 5G.RURAL – 5G for rural smart communities of tomorrow vai transformar a forma como as comunidades de baixa densidade se conectam ao mundo digital, com o lançamento da primeira antena do projeto 5G.RURAL e os serviços de cultura e turismo no Concelho do Alandroal.

O dia culminará com um Concerto-Palestra dinamizado pelo maestro Martim Sousa Tavares, que será transmitido em tempo real para os habitantes da aldeia de Pias, através do 5G da NOS.


A chegada de uma nova geração de rede, infraestrutura e serviços 5G aos territórios de baixa densidade representa uma oportunidade histórica para reverter décadas de assimetrias territoriais, colocando a inovação tecnológica ao serviço das pessoas, da economia local e da coesão territorial.


O projeto 5G.RURAL insere-se numa estratégia europeia de expansão da conectividade em áreas rurais, por forma a reduzir as desigualdades digitais e promover uma evolução tecnológica. Ao criar uma infraestrutura 5G do tipo ‘Neutral Host’, na qual a NOS é o first mover, o projeto pretende garantir que as comunidades rurais possam usufruir de serviços inteligentes em áreas como saúde, educação, energia, agricultura, turismo, arte e cultura.


Reverter décadas de assimetrias territoriais, colocando a inovação tecnológica ao serviço das pessoas, da economia local e da coesão social é uma oportunidade única.


Município inaugura obras da Fortaleza de Juromenha e novo centro interpretativo Passado, presente e futuro estarão em evidência no dia 31 de maio, no Alandroal

Além da chegada da tecnologia 5G, o município inaugura as obras de requalificação da Fortaleza de Juromenha, património importantíssimo para a região e para o país, que agora recebe também um centro interpretativo.

Para o presidente do Município do Alandroal, João Grilo, “o acesso à tecnologia que assinalamos amanhã é fundamental para nós, uma nova era de conetividade para todos os que cá vivem, os que querem vir para cá e os que nos visitam, com vontade de conhecer o que temos para oferecer. É uma oportunidade para sermos mais competitivos em termos empresariais, mas também no setor agrícola ou no apoio social, que poderá ser mais eficiente”, defende.

Para o autarca, inaugurar as obras de requalificação de um dos monumentos mais importante para o concelho e para o país é simbólico e demonstra que o Alandroal “é um concelho de passado, presente e futuro”, refere.
5GRURAL: Município apresenta obras de requalificação da Fortaleza da Juromenha e inaugura
o novo Centro Interpretativo da Juromenha, um serviço tecnológico de nova geração do
Turismo
O dia 31 de maio assinala a requalificação da Fortaleza da Juromenha. Trata-se de um projeto
emblemático que visa preservar este importante monumento histórico e potenciar a sua atratividade turística. Integrado no Programa Revive, este investimento não só recupera a estrutura patrimonial, como também dinamiza a economia local ao criar um polo de interesse para visitantes.


A iniciativa equilibra conservação e desenvolvimento sustentável, reforçando a identidade cultural
do Alandroal.


No âmbito dessa requalificação e integrado no 5G.Rural, implementou-se o Centro Interpretativo da Juromenha, localizado numa sala no interior das suas muralhas. Este Centro Interpretativo é um projeto crucial para a valorização do património histórico do município através da criação de um espaço museológico e interativo onde o património se concretiza como fator critico para o desenvolvimento do turismo e respetivo impacto socioeconómico. Recorrendo à tecnologia 5G combinada com tecnologia de realidade aumentada, será possível tornar a experiência de visita ao território mais interativa, imersiva, multi experiencial e permitirá acima de tudo recriar o imaginário de quem a visita.


Para o autarca, o dia 31 de maio ficará também na história do Alandroal, porque será o culminar de um processo de recuperação de um dos monumentos mais importante para o concelho e para o país. A partir da inauguração da obra de requalificação da fortaleza da Juromenha o 5G RURAL irá concretizar a alavanca da inclusão digital e da promoção do território ao nível do seu património, fomentando o turismo local e nacional: “Decidimos assinalar a data, associando a aposta na tecnologia, no futuro, com a vontade que temos de preservar a nossa história milenar.
A inauguração das obras de recuperação da Fortaleza da Juromenha e do seu centro interpretativo, que decidimos incluir, é muito especial para nós, pelo simbolismo que tem e pelo processo que nos trouxe até aqui. É um imóvel de interesse público, que estava em avançado estado de degradação e, se não fizéssemos nada, iria ser impossível de recuperar. Foram obras demoradas, que muitos avanços e recuos, mas que nos orgulhamos de devolver agora aos alandroalenses e ao país”, finaliza o presidente do Município, João Grilo.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.