ActualRegional
5 Março, 2025

Alandroal Celebra os Sabores do Guadiana no Festival do Peixe do Rio

Evento que decorre ao longo de 10 dias, agrega 18 restaurantes e ainda um ponto nevrálgico: o interior da Muralha do Castelo de Alandroal. Certame conta este ano com a criação de uma app. A entrada no Festival é livre.

Alandroal volta a assumir-se como a capital das cozinhas do rio já a partir da próxima sexta-feira, dia 7 de março, com a realização da 16ª edição do Festival Gastronómico do Peixe do Rio.

Ao longo de dez dias, de 7 a 16 de março, a vila alentejana convida residentes e visitantes a embarcar numa viagem gastronómica onde os sabores das águas doces ganham destaque.

A Versatilidade do Peixe do Rio à Mesa

O peixe do rio, elemento central deste festival, é celebrado em toda a sua diversidade: barbo; sável; lúcio-perca e carpa são transformados em pratos tradicionais e contemporâneos, preparados com mestria pelos 18 restaurantes aderentes. Desde a reconfortante caldeta, passando pela inovadora fusão de sabores, como o sushi do peixe do rio, há opções para todos os gostos.

Uma das novidades apresentadas na edição deste ano é o evento ser acolhido dentro da muralha do Castelo de Alandroal, que se transforma num espaço de experiências com restauração, espetáculos e animação, mercado de produtos regionais e área infantil.

Neste local estão presentes duas tasquinhas (Adega dos Ramalhos e Calado Restaurante), onde os visitantes podem degustar os pratos confecionados à base do peixe do rio, sem perderem a possibilidade de também se poderem sentar à mesa dos 18 restaurantes aderentes e localizados na vila de Alandroal.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, a introdução da feira no Festival é uma forma de “complementar e aumentar a capacidade de resposta face à procura que se regista nesta altura”.

“A aposta na gastronomia serve para mostrar todo o resto”

João Grilo

Em edições anteriores, a organização verificou que “os visitantes não encontravam disponibilidade nos restaurantes a toda a hora e, por isso, era importante voltar ao modelo de feira. Neste espaço é seguro encontrar refeições sempre”, assegurou João Grilo.

No âmbito deste Festival, aderiram ao evento 28 alojamentos do concelho, confirmando as palavras do autarca João Grilo quando diz que “a aposta na gastronomia serve para mostrar todo o resto”.

Festival terá uma APP de telemóvel

Outra das novidades na edição 2025 do Festival do Peixe do Rio consiste em lançar uma App digital “para que em tempo real, os visitantes saibam o que podem comer e onde está disponível por forma a aproximar mais o público do festival”, explicou o Presidente.

Quando questionado sobre o impacto real que o evento traz para a dinamização do concelho, João Grilo é perentório a afirmar que os visitantes “deixam muito durante o festival, porque há um boom de pessoas e deixa o ano inteiro nos restaurantes que exploram o peixe do rio na sua ementa regular”.

“A nível do Alentejo e a nível internacional estamos a começar a lançar as barbatanas para fora”

José Júlio Vintém

Além das novidades, o Festival do Peixe do Rio mantém a sua programação vibrante, que inclui showcooking com chefs de renome como António Loureiro, Carlos Teixeira e José Júlio Vintém. Este último, presente na apresentação oficial do evento, referiu que “este ano, o trabalho gastronómico passa por dar a conhecer outras formas de comer e confecionar o peixe rio. A nível do Alentejo e a nível internacional estamos a começar a lançar as barbatanas para fora”.

“Uma comida honesta é a base de uma alimentação saudável”

Ana de Brito

Por sua vez, Ana de Brito, da empresa de turismo TerraMay, lembrou que o objetivo ” é mostrar a beleza da comida do Alentejo, sendo o peixe do rio a base fundamental da nossa cozinha. Uma comida honesta é a base de uma alimentação saudável”, atestou.

Criação da Academia de Cozinhas do Rio à espera de financiamento

O Festival do Peixe do Rio é um evento que a autarquia de Alandroal pretende “que sirva de embrião no desenvolvimento de estratégias conjuntas de desenvolvimento, como forma de ultrapassar obstáculos, como a criação da Academia de Cozinhas do Rio que pretendemos instalar”.

De acordo com João Grilo, os obstáculos que têm surgido na concretização deste projeto “são essencialmente de ordem financeira (…) aguardamos a oportunidade de financiamento por parte de fundos comunitários e/ou Turismo de Portugal, sendo que o investimento será previsivelmente inferior a um milhão de euros”.

Com a implementação desta Academia pretendemos criar um centro de experimentação, investigação, entre outras vertentes (…) os edifícios já foram adquiridos e, no âmbito da estratégia de Alqueva poderá surgir a oportunidade de financiamento que necessitamos”, ressalvou.

Alandroal e Mértola partilham identidade

Com o objetivo de reforçar a defesa da tradição e cultura associadas ao peixe do rio, os municípios do Alandroal e de Mértola assinam um protocolo de colaboração, estando Mértola igualmente presente no novo espaço dentro da muralha do Castelo do Alandroal. Este acordo reflete a identidade partilhada entre os dois municípios, ambos ligados ao rio e às tradições piscatórias, e abre caminho para uma futura criação de uma rota gastronómica e cultural dedicada ao peixe do rio.

Mas o Festival do Peixe do Rio não é apenas uma experiência à  mesa. O evento inclui showcookings, provas de vinhos da região, mercado de produtos locais e demonstrações de artesanato, promovendo o que de melhor o Alentejo tem para oferecer. Para os amantes da natureza, estão programados passeios pedestres, passeios de BTT, maratonas fotográficas, trail experience, roteiro do petisco, animação de rua, demonstrações de fitness, body combat, atividades de pesca desportiva, proporcionando um contacto direto com a paisagem e as vivências quotidianas da região.

A entrada no Festival é livre. O evento foi apresentado oficialmente esta quarta-feira, 5 de março, na Área Recreativa das Azenhas D´el Rei, no Alandroal.

De 7 a 16 de março, deixe-se levar pelos aromas e sabores das margens do Guadiana e celebe a identidade e a riqueza gastronómica do Alentejo à mesa do Festival do Peixe do Rio em Alandroal.







About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.