O Rastreio Nacional da Voz realizou-se nos dias 31 de julho e 1 de agosto no Centro de Saúde de Portalegre.
Esta ação resultou de uma iniciativa conjunta da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), do Ministério da Saúde e da Unidade da Voz do Hospital Egas Moniz.
O Rastreio realizado pela otorrinolaringologista (Diretora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz), Clara Capucho, pela Enfermeira Joana Nobre (Coordenadora da UCC Ammaya e Responsável de Enfermagem da UCSP Portalegre), e com o apoio de Luis Sampaio (Vice Presidente da GDA), destinava – se a todas as pessoas que quisessem avaliar o estado da sua voz, com especial enfoque naquelas pessoas que dela necessitam para o exercÃcio da sua atividade profissional.
Nos dois dias foram avaliadas  56 pessoas, sendo 40 do sexo feminino e 16 do sexo masculino. Dos avaliados contam-se fumadores, quatro artistas, dois jornalistas e várias outras pessoas que têm na voz a sua ferramenta de trabalho, é o caso dos enfermeiros, professores e formadores.
Das avaliações efetuadas, através de laringoscopia às cordas vocais, foram encontradas maioritariamente patologias benignas, e poucas as que requerem vigilância e ou outro estudo mais pormenorizado.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.