O Forte da Graça, em Elvas, desde a sua abertura já recebeu 105 mil visitantes. Este espaço abriu portas ao público, no dia 27 de novembro de 2015. Segundo o Município de Elvas, o espaço tem contado com uma presença muito significativa de visitantes espanhóis, atingindo cerca de 40 por cento das entradas. Contudo, já entraram no Forte da Graça, pessoas oriundas de várias nacionalidades, recaindo a maioria nas nacionalidades alemã, brasileira, chinesa, francesa e inglesa.
O monumento foi alvo de intervenção, ao longo de 11 meses, que se traduziu na recuperação da casa do governador, o ponto mais alto do forte, das casas dos oficiais e restantes elementos arquitetónicos, tendo sido ainda repostas todas as cores e materiais originais do Forte e recuperadas as estruturas, nomeadamente a cisterna, a prisão, as galerias de tiro e a capela, onde foram descobertos frescos do século XIX, também eles alvo de intervenção.
Forte da Graça venceu o “Prémios Turismo do Alentejo” 2015
O Forte da Graça venceu o “Prémios Turismo do Alentejo” 2015, na categoria Melhor Projeto Público do Alentejo, tendo os vencedores sido anunciados na cerimónia de entrega dos galardões, em Sines. Os Prémios Turismo do Alentejo são promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo e pretendem distinguir e divulgar projetos de significativa importância turística, que tenham também tido o seu contributo para a melhoria da oferta turística do destino e para o reforço da competitividade do sector na região.
Vistas especiais com explicação histórica
Ao longo do ano, estão agendadas visitas especiais, com explicação histórica, onde os participantes têm a possibilidade de descer até à cisterna instalada no reduto central do forte, que permitia abastecer esta fortificação militar e toda a sua guarnição em tempos de ocupação, assim como as contraminas, essenciais como sistema defensivo, já que permitia reforçar a segurança dos militares aquando da possibilidade de ocupação por parte das forças invasoras e que, no dia-a-dia, se encontram encerrados ao público. Estas visitas, até ao momento, estiveram sempre com lotação esgotada.
25 e 26 de novembro entradas gratuitas
A 25 e 26 de novembro para assinalar o segundo aniversário da reabertura após as obras de requalificação, os visitantes podem conhecer esta grandiosa obra da arquitetura militar com entradas gratuitas.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.