Na próxima segunda-feira, 5 de novembro, às 11:05, todas as pessoas, onde quer que estejam, estão convidadas a participar no exercício nacional, praticando os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:
Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.
O exercício A TERRA TREME tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove todos os anos o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME, medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de outubro.
Este ano, a 6.ª Edição realiza-se a 5 de novembro, às 11:05 horas, data que coincide com o Dia Internacional dos Tsunamis.
O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo.
Para tal, é imperioso que sejam conhecidas por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.
Para além da prática dos três gestos, no minuto definido para o exercício, A TERRA TREME procura promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. É um exercício que vai ser realizado pela quarta vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.
Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme ao longo das sucessivas edições, a ANPC tem, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico e procurado envolver um número crescente de participantes neste Exercício.
Este Exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na prossecução da sua própria proteção e segurança e a de todos os que nos rodeiam. Deste modo, a ANPC considera estratégico que as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desiderato coletivo, envolvendo os seus trabalhadores e colaboradores no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a Sismos e/ou Tsunamis.
O Exercício A TERRA TREME visa comprometer e envolver todos no desiderato de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.
Para mais informações visite o site www.aterratreme.pt
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.