Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado em Portugal às 05:11 e teve epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines, no distrito de Setúbal, tendo sido sentido um pouco por todo o país.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ocorrência não causou danos pessoais ou materiais até ao momento.
Na comunicação à população e à imprensa, decorrida a partir da sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide, o comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, adiantou que após o sismo de magnitude 5,3 registado às 05:11, deram-se mais três réplicas.
Estas tiveram magnitudes de 1,2, de 1,1 e de 0,9 na escala de Richter, tratando-se esta de uma situação “perfeitamente normal” e que estará a ser acompanhada pelas autoridades. “Se se voltar a justificar, emitiremos novos avisos e comunicados”, afirmou o comandante.
André Fernandes quis ainda realçar que um aviso de sismo “não reúne critérios para ativação dos planos especiais existentes para este tipo de eventos”, já que só são ativados em sismos com magnitude a partir dos 6,1 na escala de Richter, querendo reforçar a “reposição da normalidade e da tranquilidade”.
O Governo apelou hoje à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Proteção Civil na sequência do sismo.
Em comunicado, o Governo diz estar em coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria. “Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, é referido na nota.
Quanto a um potencial aviso de tsunami, André Fernandes reiterou que não foi necessário, já que este só é equacionado em sismos a partir dos 6,0 de magnitude na escala de Richter.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.