ActualNacional
19 Outubro, 2022

Mau Tempo: “Rio Atmosférico” durante cinco dias. Portalegre em alerta

O distrito de Portalegre está hoje, 19 outubro, sob aviso amarelo até às 21 horas, devido à chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas.

O alerta é deixado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A previsão de precipitação forte estende-se até ao próximo fim-de-semana, num fenómeno meteorológico designado de “rio atmosférico”.

Portugal vai ser afetado durante os próximos cinco dias pelo fenómeno “rio atmosférico”, que vai descarregar grandes quantidades de chuva. Uma massa de ar com muita humidade vai cruzar o território nacional, movendo-se lentamente e provocando aguaceiros persistentes, durante pelo menos uma semana. A chuva vai ser acompanhada de trovoadas e vento intenso.

Os distritos do Porto e Braga estão sob aviso vermelho. O IPMA colocou também os distritos de Viseu, Vila Real, Aveiro, Coimbra e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à chuva.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na terça-feira para o risco de inundações hoje e quinta-feira nas regiões do Norte e Centro, devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente.

Num aviso dirigido à população, a ANEPC recomenda, em especial nas zonas mais vulneráveis, a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.

Segundo a ANEPC, devido às previsões meteorológicas, há possibilidade de ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de água da chuva por “obstrução dos sistemas de escoamento” e risco de cheias “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.