A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) congratula-se com a decisão do Governo de alargar a faixa etária do rastreio do cancro da mama de base populacional para 45-69 anos, de acordo com as mais recentes recomendações europeias. Anteriormente, o programa nacional de rastreio do cancro da mama abrangia o grupo etário entre os 50 e os 69 anos.
O Presidente da LPCC, Vitor Veloso, afirma-se muito satisfeito com este passo em frente na luta contra o cancro. “Congratulamo-nos por Portugal priorizar a prevenção e a deteção precoce, alinhando as suas políticas com as melhores práticas europeias”.
Em 2022, o Conselho da União Europeia recomendou aos Estados-Membros o alargamento do grupo etário abrangido pelo rastreio do cancro da mama de base populacional, de forma a incluir os grupos etários 45-49 e 70-74 anos.
Vitor Veloso acrescenta ainda “está fundamentado que a inclusão destes grupos etários fortalece a saúde pública. O alargamento vai permitir obter um maior número de diagnósticos precoces e, consequentemente, de tratamentos menos invasivos e mais eficazes, contribuindo para uma diminuição significativa da incidência de cancros invasivos e da mortalidade específica por cancro da mama”.
Os dados mais recentes sobre o cancro da mama em Portugal, publicados pelo Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde, referentes a 2022, estimam que cerca de 9.000 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama e mais de 2.000 morreram com a doença. Com uma taxa de cura superior a 90% quando diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama, embora com mais incidência no sexo feminino, afeta também os homens (1 em cada 100 cancros de mama).
Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro
É uma instituição de Serviço Social, privada, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, cujo principal objetivo é combater o cancro. Tem por base quatro áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família; Prevenção Primária; Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.
Liga Portuguesa Contra o Cancro (ligacontracancro.pt)
Linha Cancro 808 255 255
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.