ActualNacional
10 Maio, 2021

Delta ajuda restaurantes e famílias com o Movimento”Um Lugar à Mesa para Todos”

No pós pandemia nasceu em Portugal o Movimento “Lugar à Mesa para todos”.

Partilha de propósito, cooperação e sentido de missão, foram os ingredientes principais que uniram as iniciativas solidárias “Lugar à Mesa”, do Grupo Nabeiro – Delta Cafés e “Uma Mesa para Todos®, da Nuts Branding.

Duas mesas que se juntaram para formar uma mesa maior, chegando mais longe no apoio aos restaurantes e às famílias mais afetadas pela pandemia, onde todos somos chamados a fazer a nossa parte/contribuir.

“O apoio à restauração alinhou-se com o apoio a famílias afetadas pela pandemia”

Para Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, “A Delta Cafés tem no seu ADN a responsabilidade social. Apoiar, valorizar e mobilizar pessoas e ideias faz parte da nossa missão, bem como contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos.  É por isso que este Movimento se torna especial em todas as suas dimensões, já que o apoio à restauração alinhou-se com o apoio a famílias afetadas pela pandemia, através de uma abordagem criativa a um problema, onde todos podemos contribuir, criando um círculo virtuoso. Foi isso que nos moveu quando criámos o “Movimento Lugar à mesa” e é isso que nos continua a mover nesta nova fase do movimento a que chamámos “Lugar à Mesa para Todos”. Porque juntos, somos sempre mais fortes, a união com o Movimento “Mesa para todos” vem da vontade de edificar algo maior, a ajuda a quem mais precisa. Pois só vai ficar tudo bem, se cada um fizer a sua parte”, esclareceu.

Este compromisso solidário tornou-se possível com o braço forte dos parceiros sociais, Refood e do parceiro tecnológico, Zomato. Para começar, as regiões abrangidas pela iniciativa são Grande Lisboa, Grande Porto e Coimbra. No entanto, o intuito é crescer para outras áreas geográficas, contando que mais entidades e empresas se juntem a esta causa.

Como funciona?

Todos podem ajudar.  E a forma de o fazer é simples:

Basta entrar na plataforma Zomato, selecionar um restaurante aderente ao movimento “Lugar à Mesa para Todos”, escolher “Online Takeaway” e selecionar a opção de doação de refeição solidária.

Pode contribuir com uma refeição no valor de 3€ ou de 6€, posteriormente entregue através das equipas da Refood, que farão a sua recolha no restaurante e entregarão às famílias mais carenciadas.

Identificação das famílias

As famílias em situação de carência económica das áreas mais próximas dos respetivos restaurantes aderentes à iniciativa, são identificadas pela Refood e pelas Instituições locais competentes.

Uma vez recebido o pedido através da plataforma Zomato, o restaurante confeciona a refeição e disponibiliza-a para o levantamento pelas equipas da Refood da respetiva área geográfica. Os restaurantes aderentes devem cumprir os níveis exigidos de segurança e higiene, ter como capacidade diária a confeção de mais de 20 refeições e disponibilizar serviço de take-away.

É um espírito de apoio, da comunidade para a comunidade.

Patrícia Conde, Diretora Criativa da NUTS Branding, acredita que podemos transformar a sociedade a partir da Alimentação e foi em 2018 que criou Uma Mesa para Todos® com a finalidade de apoiar os beneficiários da Refood, levando-os a usufruir de refeições em restaurantes durante a época do Natal. “Em 2020, fomos obrigados a mudar o formato e, com a ajuda da Zomato, implementámos uma versão digital desta iniciativa. É com muita alegria que vemos esta aliança com o Movimento “Lugar à Mesa” para uma maior abrangência nacional onde procuramos, juntamente com o Grupo Nabeiro – Delta Cafés, unir esforços para combater a insegurança alimentar dos portugueses mais carenciados”.

Para a Zomato Portugal, as ações de solidariedade sempre foram uma preocupação. Nuno Fernandes, Head of Growth empresa, destaca que têm vindo a fazer com frequência iniciativas no sentido de apoiar o setor da restauração ao longo dos últimos anos. “Quando a NUTS e a DELTA nos desafiaram para esta iniciativa, disponibilizámos de imediato a nossa app e todos os meios técnicos e humanos ao nosso alcance para esta ação. Desde o primeiro momento da pandemia que, apoiar a restauração de forma mais eficaz numa altura difícil como a que atravessamos, foi o foco da Zomato, pelo que nos faz todo o sentido associarmo-nos a esta causa e ajudar não só a restauração, mas também as pessoas que mais precisam, com o excelente trabalho da Refood no terreno.”

Hunter Halder, Fundador da Refood, afirma que “a missão da Refood é resgatar comida, alimentar pessoas e incluir toda comunidade. Nos dias que vivemos, incluir a toda comunidade implica convidar todos a fazer a parte que é possível a cada um. Vemos como a restauração precisa de ajuda para manter os seus postos de trabalho enquanto cada vez mais famílias precisam de apoio alimentar. Sabemos muito bem que os cidadãos têm a vontade de ajudar, só precisam de uma oportunidade bem estruturada para concretizar a sua participação. Por isso, Lugar à Mesa para Todos é mais uma das preciosas e necessárias fontes de alimento às quais podemos recorrer. É sempre muito bom ver as diferentes forças na comunidade a unirem esforços para multiplicar o bem que podemos fazer!”

O objetivo é fazer crescer o Movimento, alargando-o a outras Marcas, Instituições e Pessoas que se possam juntar neste propósito de continuar a alimentar as famílias portuguesas com mais necessidades.

Saiba mais sobre o Movimento Lugar à Mesa para todos aqui:

https://www.instagram.com/lugaramesaparatodos/
https://www.facebook.com/MovimentoLugarAMesaParaTodos

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.