O Ministro do Planeamento, Nelson Souza, presidiu à abertura da terceira edição do Portugal Air Summit, que decorre no aeródromo de Ponte de Sor até ao próximo domingo, 2 de junho.
O governante destacou o “contributo de Ponte de Sor como pólo de atracção de dinâmicas internacionais para um setor tão exigente como a aeronáutica”, ao mesmo tempo que evidenciou a orientação existente para “projetos altamente tecnológicos , sendo os mesmos uma mais valia para Ponte de Sor, para o Alto Alentejo e para o país”.
Nelson Souza: “Apostar na inovação e indústrias com valor acrescentando”
Nelson Souza justificou o sucesso alcançado no setor da aeronáutica em Ponte de Sor com o facto de aqui “existir um líder (Hugo Hilário) disponível a apostar na inovação e nas indústrias com valor acrescentando, que contribuem para trabalhos mais bem remunerados que levam à fixação de população”.
O evento é já considerado como a maior cimeira aeronáutica da Europa. O Portugal Air Summit volta a reunir as entidades e personalidades mais relevantes da indústria para debater e analisar o potencial e futuro da Aviação e Aeronáutica.
Hugo Hilário: “Precisamos de capital humano qualificado”
Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, realçou a necessidade de apostar na qualificação dos recursos humanos.
“Temos aqui oportunidades únicas e o Air Summit é um momento de afirmação das potencialidades associadas a este setor. Desta forma, há que apostar em capital humano qualificado e adequado às necessidades deste setor”.
“Powering Human Capital” – Capacidades Humanas em destaque
Depois do enorme sucesso das duas primeiras edições, que contaram com cerca de 150 oradores e 50.000 visitantes, a terceira edição da cimeira focar-se-á no tema central “Powering Human Capital”.
Este ano, a cimeira terá enfoque nas capacidades humanas, mercado de trabalho e formação avançada, incluindo conferências, apresentações, exposição, workshops e showcases, bem como um networking lounge e uma sala de reuniões exclusiva para empresas e grupos temáticos.
A importância de pesquisa e desenvolvimento também será abordada, não apenas sobre a perspetiva de evolução do sector, mas também no que concerne a criação de trabalhos e a qualificação de recursos humanos.
O programa de conferências é baseado nos assuntos mais proeminentes e relevantes do sector.
Veículos aéreos não tripulados, que hoje em dia assumem um papel relevante, assim como aviação comercial, o seu futuro e impacto global serão analisados.
Portugal como um “major player” na indústria internacional
O Portugal Air Summit pretende promover numa base nacional e internacional o sector aeronáutico português e assim estabelecer Portugal como um “major player” na indústria internacional.
Mais uma vez, adota o principal objetivo de contribuir para o desenvolvimento da atividade corporativa no campo da aviação tripulada e não tripulada.
O setor aeronáutico é, por excelência, considerado estratégico para os modelos económicos mais modernos e apresenta, atualmente, uma falha grave que se relaciona com a falta de conhecimento técnico, o que constitui um travão ao crescimento, semelhante ao que se nota em outras indústrias primárias.
Os recursos humanos especializados na área da aeronáutica assumem-se enquanto escassos no mundo e em Portugal.
O nosso país apresenta um forte cluster aeronáutico que representa mais de 1,4% do PIB e uma forte propensão de crescimento, bem como um papel proeminente na criação de emprego e nas exportações.
Assim, é essencial apostar nas pessoas e suas habilitações, estabelecendo parcerias entre empresas, academia e estudantes universitários.
Multidões para assistirem a show no céu
A terceira edição do Portugal Air Summit conta ainda com o Air Show e o ARC, Air Race Championship. Esta corrida de avião única e de classe mundial promete atrair grandes multidões.
Consulte AQUI o programa do evento.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.