A Herdade da Ventosa, no concelho de Elvas, tem disponÃvel um ponto de compra /recepção de azeitona para todos os agricultores durante a campanha da azeitona.
A área total de olival explorada pelo empresário João Carrilho ascende a 160 hectares. Â
A Herdade da Ventosa lançou a sua própria marca de azeites, baseada em três variedades de azeitona: Picual, Cobrançosa e Arbequina.
A colheita já decorre naquela herdade, através da mecanização por vibradores e varejadores.
Neste momento, e durante a campanha da azeitona, a Herdade da Ventosa tem disponÃvel um ponto de compra /recepção de azeitona para todos os Agricultores
Ponto de Recolha de Azeitona – Sistema de Limpeza
Compra por Rendimento da Azeitona
Helena Ramalho, responsável do posto de receção da Herdade da Ventosa, explicou que os interessados em venderem a sua produção de azeitona a esta herdade podem apresentar uma amostra da sua produção para ser feito o levantamento e análise de rendimento do referido produto, porém este procedimento não é obrigatório. O cliente pode entregar a sua produção sem análise prévia.
“Inicialmente, se o Agricultor quiser saber qual o rendimento da sua azeitona ,deve trazer-nos uma amostra, o mais real possÃvel da azeitona que têm no seu olival, para que a avaliação da globalidade da produção também seja o mais realista possÃvel. Posteriormente nós enviamos para o laboratório, sem custos e sem compromisso para o cliente, e fazemos uma amostra de análise de rendimento”.
A análise de rendimento da azeitona é importante para a avaliação do valor a pagar ao Agricultor
“Esta análise dá uma ideia ao Agricultor de quanto poderá valer a sua azeitona e, inclusive, se quiser trazer das várias zonas do olival poderá saber por onde deverá iniciar a sua colheita.
Neste ponto de recolha de azeitona na Herdade da Ventosa não existe limite nas quantidades entregues por parte dos clientes.
“Não há limite para a quantidade de azeitona que pode ser rececionada neste ponto: já recebemos aqui desde uma caixa a um camião”, assegurou a responsável.
No ponto de recolha de azeitona na Herdade da Ventosa existe uma linha automática, rápida e eficiente.
O Agricultor entrega a sua produção no cais de descarga, onde é feito o levantamento do local de proveniência da azeitona , variedade da mesma, estado de maturação e sanidade. Procede-se à recolha de três amostras amostra aleatórias, uma amostra fica na Herdade, outra segue com o Agricultor e a terceira segue para o lagar, mediante o resultado desta amostra será calculado o valor da azeitona a pagar ao agricultor.
A azeitona segue por tapetes onde é feita a sua limpeza, nomeadamente a separação de ramos de folhas e pedras, por exemplo.
Posteriormente, a azeitona segue para a báscula (balança), onde é pesada. Uma vez nas tolvas, a azeitona fica pronta para ser transportada para o lagar.
Azeitona transportada diariamente para o lagar
Na Herdade da Ventosa existe uma preocupação constante em conservar a qualidade da produção. Assim, diariamente é transportada azeitona para o lagar.
“A azeitona que recebemos diariamente segue para o lagar, porque o nosso interesse é fazer azeites de qualidade e diariamente estamos a receber, por isso, seja a quantidade que for, todos os dias a azeitona segue para o lagar”, declara Helena Ramalho.
Quanto ao preço a pagar ao cliente pelo quilo da azeitona, o mesmo está diretamente dependente da bolsa de valores do azeite.
“Fazemos a conversão dos quilos de azeitona baseado no rendimento e qualidade com o preço do azeite dessa semana, de segunda a domingo, e pagamos de acordo com esses valores, avaliando sempre a qualidade da azeitona”, concluiu a responsável.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.