De Campo Maior para o mundo, a Adega Mayor apresenta, pela primeira vez, um PAI CHÃO branco Grande Reserva 2022 e a nova colheita do Adega Mayor PAI CHÃO tinto Grande Reserva 2020, vinhos de perfil mayor para perdurar no tempo e que convidam a abrir os sentidos às palavras.
Produzido a partir das castas Arinto e Sercial, de tom amarelo citrino, o Adega Mayor PAI CHÃO branco Grande Reserva 2022 apresenta boa profundidade aromática, impactante com uma impressão mineral que se envolve com notas de casca de citrinos (lima, tangerina), flores frescas e apontamentos resinosos. Na boca é sofisticado, com equilíbrio perfeito entre frescura, acidez, mineralidade e sensação de volume, e com final persistente e arrebatador.
Após a vindima manual, com uma seleção criteriosa de cachos, a fermentação ocorreu em barricas de 500 L novas de carvalho francês e austríaco, seguindo-se um estágio de seis meses com “battonage” sobre borras finas e outro “redutivo” por mais seis meses sem qualquer tipo de intervenção. Após 12 meses de evolução foram selecionadas barricas de ambas as variedades de modo a compor o lote final, e já em garrafa, deu-se um último estágio por mais 12 meses.
Este branco alentejano desconcertante pede comida rica, intensa e exótica para o acompanhar, desde pratos condimentados de peixe ou carnes brancas no forno, e é ideal para acompanhar com o bacalhau ou o polvo no dia de Natal.
Já, o Adega Mayor PAI CHÃO tinto Grande Reserva 2020 criado a partir das castas Alicante Bouschet (80%) e Touriga Nacional (20%) visualmente é concentrado e cremoso, de cor de cereja, retinto e polido. O nariz é assertivo e sedutor, revela toque de compota de frutos vermelhos e de chocolate negro, bem como alguma fruta preta esmagada e trufa fresca. Na boca é enorme, uma estrutura de “ferro” com tanino redondo e envolta na elegância de um manto de seda. Um vinho possante, que desperta sensações, termina longo e convida a uma nova e intrigante viagem pelos sentidos.
Este vinho alentejano, robusto, indulgente e refinado, pede experiências gastronómicas intensas, como uma seleção de queijos fortes, um borrego ou cabrito no forno, ou pratos de caça bem condimentados.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.