A Secção de Basquetebol d’”O Elvas” Clube Alentejano de Desportos disputou no passado sábado, dia 18 de março, a 7ª jornada, da XXI Taça Nacional de Sub-18 Masculinos, Fase Zonal Sub-B.
SC Farense – 70
“O Elvas” CAD – 52
Mau quarto período e lances livres tramam “O Elvas”
Depois de três períodos em que “O Elvas” parecia poder discutir a vitória no jogo, os últimos dez minutos foram fatais nas intenções dos azuis e ouro. Começou bem a equipa d’”O Elvas”, em especial na defesa, onde o ataque da casa era anulado com a intensidade e o bom desempenho coletivo. No ataque o jogo era bem pensado, sempre à procura da melhor opção, com os elvenses a vencerem o primeiro parcial por 8-12. No segundo período o Farense reagiu, equilibrou o jogo, mas “O Elvas” não permitiu a reviravolta no marcador. Os ataques foram mais produtivos, mas era na defesa que o jogo se podia decidir. Parcial de 16-15 para os da casa, e ao intervalo mandava “O Elvas” por um apertado 24-27.
O terceiro período foi parecido ao anterior. O Farense tentava passar para a frente do marcador, mas “O Elvas” mantinha o equilíbrio, jogando de forma concentrada e apesar de tentar sempre a opção do jogador livre para lançamento, a bola não entrou as vezes desejadas. Parcial de 17-13 para o conjunto do Algarve, e parecia que a dúvida se ia manter até ao fim. Bem que era esse o objetivo, mas uma falta e cesto a favor do Farense à entrada do último quarto, e mais dois triplos seguidos nos ataques seguintes, colocando a vantagem local em 10 pontos, deitou por terra o bom trabalho feito até esse momento. A equipa acusou em demasia esta desvantagem e depois assistiu-se à tentativa individual de resolver a diferença no marcador, mas sem sucesso. O Farense viu a desconcentração dos azuis e ouro e conseguiu aumentar a vantagem, para dessa forma vencer o parcial por 29-12 e a partida. A desconcentração no último período e os mais de 15 lances livres errados pelos jogadores d’”O Elvas”, foram os fatores que determinaram mais uma derrota na Taça Nacional.


No domingo, dia 19, a Secção de Basquetebol d’”O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, disputou a 8ª Jornada da XXI Taça Nacional de Sub-18 Masculinos, na Fase Zonal Sub-B.
“O Elvas” CAD – 63
CB Albufeira – 78
Mau terceiro período e lances livres derrotam novamente “O Elvas”
Depois da derrota no dia anterior frente ao Farense, “O Elvas” disputava o segundo jogo do fim-de-semana frente ao Albufeira. Podemos dizer que o jogo teve contornos muito parecidos ao de sábado, ou seja “O Elvas” voltou a desconcentrar-se em momentos importantes e os erros nos lances livres.
Vamos por partes. “O Elvas” tratou de mostrar que a derrota em Faro não tinha abalado a moral azul e ouro e começou o jogo em grande ritmo. Grande primeira parte, com as duas equipas a mostrarem bom basquetebol e ambas mostravam que queriam a vitória. Os elvenses defenderam bem no primeiro quarto e conseguiram uma ligeira vantagem, vencendo o parcial por 21-18. No segundo período houve alguns erros no lançamento por parte dos locais, muito pelas rotações efetuadas pelo técnico Tiago Oliveira, e disso se aproveitou o Albufeira, que fez uns bons dez minutos no ataque, tendo sido o mais produtivo para os algarvios. Parcial de 20-26, chegando-se ao intervalo com o marcador a indicar um 41-44.
Pensava-se que o equilíbrio se iria manter na segunda parte, mas a concentração dos azuis e ouro ficou no balneário. O terceiro período marcou diferenças insuperáveis para “O Elvas”, já que a desconcentração foi total, tanto em defesa onde permitiram cestos fáceis, como no ataque onde o individualismo reinou e não ajudou. Mesmo assim se os lances livres tivessem sido concretizados, o jogo estaria equilibrado. Só no terceiro período “O Elvas” falhou mais de 10. Parcial de 7-17 com o Albufeira a conseguir uma vantagem de 13 pontos. No último período os comandados de Tiago Oliveira tudo tentaram para conseguirem a reviravolta. Pressão defensiva a campo inteiro alternando com defesa à zona, mas sempre que “O Elvas” conseguia recuperar 6 ou 7 pontos, voltavam os erros e o Albufeira marcava com alguma facilidade. Foi um quarto equilibrado, mas o parcial de 15-17 foi para os do Algarve, com nova derrota para os azuis e ouro.
Em dois jogos realizados no fim-de-semana, “O Elvas” foi derrotado por duas vezes, frente a rivais que estavam ao alcance, e não fosse a desconcentração em alguns momentos e os muitos erros desde a linha de lance livre, outros resultados poderiam conseguir.
Próximo jogo: “O Elvas” – Olhanense
No próximo sábado dia 25 “O Elvas” recebe o Ginásio Olhanense. O jogo está marcado para as 15 horas no Pavilhão Municipal.
Pela Secção de Basquetebol d’”O Elvas” Clube Alentejano de Desportos.
Fotografia: João Carvalho












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.