A UMCOLETIVO estreia o espectáculo “Cartas” no Mindelact, o maior festival de teatro de África, no próximo dia 6 de novembro.
Trata-se de uma co-produção com o GTCCP (Grupo de Teatro do Centro Cultural Português, do Mindelo).


Encenação e Direção Artística: João Branco (Grupo de Teatro do Centro Cultural Português)
Assistência de Encenação: João P. Nunes (UMCOLETIVO)
Adaptação e Dramaturgia: Celeste Fortes (Parceria – Oficina das Utopias)
Interpretação: Cátia Terrinca (UM COLETIVO), Renato Lopes (Grupo de Teatro do Centro Cultural Português), Rosy Timas (Raíz di Polon) e Dembele Mamadou
Tradução Folha de sala para crioulo de Cabo Verde: Jeff Hesney
Música: Vasco Martins (Grupo de Teatro do Centro Cultural Português)
Vídeo: Ângelo Lopes (Parceria – Oficina das Utopias)
Desenho de luz: Paulo Cunha (Grupo de Teatro do Centro Cultural Português)
Design Gráfico: João P. Nunes (UM COLETIVO)
Assistência de Produção e Fotografia de Cena: Sofia Berberan (UMCOLETIVO)
Gestão de Projeto: Sofia Costa Pereira (UMCOLETIVO)
Sobre o Espetáculo “Cartas”
“Cartas” é uma sala de teatro com duas personagens, duas mulheres, atriz e dançarina, à procura de Maria Helena, e dois homens, ator e músico, na pele de Amílcar Cabral.
Quatro corpos à procura de duas personagens, oscilando entre o seu pensamento íntimo e a importância pública.
E partindo das cartas que ele lhe escreveu, amando-a, imaginaremos, por cima da História, as respostas – numa tentativa frágil de projetar a independência no feminino, usufruindo destas memórias como um lugar ainda fecundo o suficiente para se contar novas versões da História oficial, democratizando-a.
De acordo com a UMCOLETIVO “propomos um espetáculo que trabalha a intimidade das memórias, focando-se nas que, por várias razões, foram marginalizadas da história, caídas no saco do esquecimento, onde vulgarmente encontramos mulheres – pelo que se ergue a dramaturgia na Maria Helena, a portuguesa cuja vida foi, pelo amor, entregue à independência de Cabo Verde”.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.