ActualCultura
15 Novembro, 2024

Rui Moura apresenta “Memórias” em Estremoz

O Músico Rui Moura apresenta no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, o seu novo trabalho intitulado “Memórias”, este sábado, dia 16 de novembro, pelas 21 horas.

“Memórias”, resulta da escolha de poemas de um livro com o mesmo nome, da autoria de Francisco António da Cunha Pedras, editado pelo Município de Estremoz. Segundo o autor “essa escolha prendeu-se essencialmente com o caracter autobiográfico da obra, em que as vivências são muitas vezes transferidas para outros personagens por si criadas. É poesia popular Alentejana que um homem do campo escreve de maneira simples e despretensiosa. Está subjacente em cada poema o retrato dos usos e costumes da sua época, passando pela sua presença militar na Índia. A música tenta não perder o espírito do Alentejo, fundindo-se no entanto com outras linguagens. O mote para a gravação deste disco foi a necessidade de explorar um sem número de caminhos que a música tradicional Alentejana me dá e a vontade de divulgar a poesia popular de autores desconhecidos”.

PERCURSO MUSICAL

Rui Moura nasceu em Malanje (Angola), de onde veio para Portugal com 14 anos. Entrou para o Curso Superior de Direito, curso que viria a abandonar 4 anos mais tarde para se matricular na Academia de
Música de Santa Maria da Feira. Concluiu os Cursos de Piano Composição e Canto no Conservatório de Música do Porto para se iniciar na docência em 1985. No início dos anos 90, por intermédio de Paco Bandeira e Nicolau Breyner, escreve bandas sonoras para séries de ficção da televisão de onde se destacam, Vidas de Sal, Primeiro Amor, Filhos do Vento, entre outras. Também nesta altura, integrou a banda sonora de uma filme da Comissão Nacional da luta contra a Sida, galardoado em Cannes e produziu a parte musical (música , letra e voz) da curta metragem “Num piscar de olhos”, do realizador José Gouveia. No final dos anos 90, conheceu a Drª. Teresa Rita Lopes com quem até hoje mantem uma parceria literário-musical. Dessa parceria resultaram os discos “E a fala se fez canto” e “Estórias do Sul”, ambos editados pela Universidade Nova; “Caminhos de Alcoutim I e II” editados pela Câmara Municipal de Alcoutim (Obra que inclui ainda poemas de Carlos Brito e fotografia de Mimi Amaral) e “O sul dos meus sonhos”. Da parceria com Carlos Brito, nasce o Disco “O modo e os lugares” a partir do livro com o mesmo nome. Ainda com Teresa Rita Lopes familiariza-se com a obra de Fernando Pessoa e compõe, produz e canta Álvaro de Campos num disco intitulado “Álvaro de Campos por Rui Moura” com apresentação em diversos países Europeus . Já no novo século edita o CD “Quitame la ropa” com poemas em espanhol, seus, de Heriberto Noppeney e Raquel Seijas, que o leva numa pequena tournée pela América Latina.

 Link do vídeo do primeiro single

.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.