No próximo dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, a Fundação INATEL homenageia o poeta José Régio, em Portalegre, num convite à participação coletiva em ambiente festivo.
A iniciativa enquadra-se no âmbito da missão cultural da INATEL enquanto consultora da Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e pretende evocar a importância do património literário português.
A partir das 16:30, a Praça da República e o Café Concerto do Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre – CAEP acolhem atividades onde a população será desafiada a traduzir a poesia e o colecionismo, duas paixões incontestáveis da sua personalidade, através da pintura, desenho e escrita, culminado numa instalação que será exibida no final do espetáculo.
A partir das 17 horas, serão promovidas visitas guiadas à Casa Museu José Régio, local que o poeta habitou durante 34 anos. A visita dará a conhecer o gosto do poeta por antiguidades e pelo colecionismo, num percurso dirigido em que o ator Paulo Bórgia dará corpo ao homenageado e revelará uma faceta mais Ãntima do artista.
Às 19 horas, o Grande Auditório do CAEP abre portas assinalando o Dia Mundial da Poesia com a leitura do Manifesto da Poesia intitulado “A palavra feita de palavras”, um original do escritor José LuÃs Peixoto que será lido pelo ator Rui Mendes.
No espetáculo de homenagem e celebração da vida e obra de Régio participam vários grupos culturais locais e nacionais através da poesia, teatro, música, dança e cinema, numa viagem com encenação a cargo de Hugo Sovelas.
A iniciativa tem entrada livre.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.