ActualCultura
22 Dezembro, 2024

Museu de Arqueologia recebe exposição das Ameixas de Elvas

“Ameixas de Elvas – A Fábrica José da Conceição Guerra & Irmão (1834 – 1964)” é o nome da exposição temporária que vai estar patente ao público, a partir deste domingo, dia 22, pelas 15:30, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

Nesta mostra poderá apreciar a história deste doce elvense, resultado “da transformação da ameixa e as receitas referentes à mesma”, “originárias dos conventos de freiras e remontam ao séc. XVI. Com a extinção das ordens religiosas, a confeção das ameixas reduziu e em 1834 é fundada em Elvas, por José da Conceição Guerra, a primeira fábrica destinada a esta indústria. José da Conceição Guerra investiu num produto elvense que rapidamente se tornou num dos mais afamados e conhecidos mundialmente, não só pela qualidade e sabor da ameixa, mas também pela forma como esta era apresentada. A fábrica transfigurou-se num negócio lucrativo, fornecendo ameixas, sobretudo confitadas, aos mercados nacional e internacional, motivando assim o surgimento de outros produtores”.

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas apresenta uma exposição sobre as célebres “Ameixas d’Elvas” e a fundação da primeira fábrica que se destinou à transformação deste produto, através de objetos que estiveram associados à firma e à comercialização das ameixas.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.