O Museu Berardo de Estremoz já está aberto ao público.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da Coleção Berardo e da Câmara Municipal de Estremoz. Este equipamento museológico apresenta aquela que é considerada a maior e mais importante coleção privada de azulejos do nosso paÃs.Â


O novo espaço museológico fica instalado no Palácio dos Henriques, também conhecido por Palácio Tocha.
Maior e mais importante coleção privada de azulejos do paÃs


Composta por azulejos in situ, património integrado na Quinta e Palácio da Bacalhôa (Azeitão) e no Palácio Tocha (Estremoz), e por mais de 4.500 exemplares móveis, datados do século XIII ao século XXI.
Instalado no histórico Palácio Tocha, imóvel classificado como monumento de interesse público, o museu conta as estórias e a História dos últimos séculos da azulejaria, através da exposição inaugural – “800 Anos de História do Azulejo”, comissariada pelos especialistas Alfonso Pleguezuelo e José Meco.
O Museu do azulejo terá como designação oficial Museu Berardo Estremoz.


Neste Museu presta-se, ainda, homenagem ao mármore e ao mosaico hidráulico, respeitando a sua intemporalidade. Neste contexto, foram ainda convidados os escultores Paulo Neves e George Scheele que prestam homenagem ao mármore de Estremoz, através da apresentação de várias esculturas que demonstram o vÃnculo milenar desta arte a esta região.
O horário de funcionamento do Museu é das 9:00 às 19:00 horas no verão e das 9:00 às 17:30 horas, no inverno, sendo que encerra às segundas-feiras, à exceção do dia 27 de julho, imediatamente após a abertura. A entrada é gratuita até 30 de agosto de 2020.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.