ActualCulturaRegional
10 Agosto, 2017

Filha de B.B. King no Festival internacional de Blues do Alentejo

Shirley King, Budda Power Blues e Maria João, Fast Eddie Nelson e Chino & The Big Bet no Reguengos Wine & Blues Fest.

Shirley King, Budda Power Blues e Maria João, Fast Eddie Nelson e Chino & The Big Bet compõem a banda sonora do Reguengos Wine & Blues Fest, o primeiro festival internacional de Blues do Alentejo, que vai decorrer nos dias 11 e 12 de agosto no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

O festival tem entradas gratuitas, está integrado na ExpoReg – 25ª Exposição de Atividades Económicas, é organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz e produzido pela Trovas Soltas.

Neste evento vai aliar-se o Blues ao vinho e poderão degustar-se os vinhos produzidos pelos nove produtores do concelho de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente da CARMIIM, Esporão, Ervideira, Monte dos Perdigões, Adega José de Sousa, Quinta da Várzea, Luís Duarte Vinhos, Monte das Serras e São Lourenço do Barrocal.

O Reguengos Wine & Blues Fest tem início na sexta-feira, às 21:45, com a atuação dos espanhóis Chino & The Big Bet. Nos últimos anos, Chino tornou-se um dos mais ativos representantes da cena do Blues e Swing de Barcelona, com o seu inconfundível estilo de slide guitar. Com a sua banda, The Big Bet, formada por Rod Deville (contrabaixo) e Giggs Nother (bateria), já deixou a sua marca em diversos festivais europeus e o seu explosivo carisma em palco é capaz de cativar o público mais exigente.

Às 23:35 sobem ao palco Maria João e Budda Power Blues para apresentarem o disco “The Blues Experience”. Budda assume as composições e as letras e Maria João empresta a voz a este disco que é uma experiência no universo do Blues, onde a cantora deixa cair o seu registo icónico para se apoderar das canções e dar vida às letras, muitas das vezes em dueto com Budda, considerado o melhor músico de Blues do país. Neste disco, amplamente influenciado por todas as sonoridades que fazem parte do quotidiano de Maria João, Budda e Nico Guedes, a rudeza de Budda Power Blues alia-se à delicadeza de Maria João, criando uma sonoridade própria e especial de Blues do século XXI. Depois dos concertos decorrem jam sessions na zona dos bares com artistas da região em conjunto com os do festival.

O Reguengos Wine & Blues Fest continua no sábado, às 21:45, com a atuação de Fast Eddie Nelson. Oriundo da cidade do Barreiro, Fast Eddie Nelson começou a escrever, gravar e editar música no início dos anos 1990, tendo integrado projetos como Gasoline, The Sullens, Los Santeros, Big River Johnson e Fast Eddie & the Riverside Monkeys.

A fechar o Reguengos Wine & Blues Fest, Shirley King vem dos Estados Unidos da América para um concerto às 23:35 com Budda Power Blues, uma oportunidade para ouvir o Blues puro de Chicago. A filha de B.B. King chegou aos Blues em 1990, passados seis meses era artista residente no Kingston Mines e dois anos depois lançou o seu primeiro disco.

No âmbito da sua atuação no festival, a filha de B.B. King vai promover na quinta-feira, dia 10 de agosto, às 21:45, uma conversa sobre Blues à mesa do Restaurante Sem-fim, no Telheiro, próximo da vila medieval de Monsaraz.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.