A edição 2017 do Festival de Cinema de Guerra da Raia já decorre na cidade de Elvas, numa organização da Associação de Desenvolvimento pela Cultura.
Esta sexta-feira, dia 13 de janeiro, teve lugar a cerimónia de abertura. O Festival decorre até ao próximo dia 21 de janeiro.


Carlos Correia Dias, arquiteto-paisagista, pertencente à direção da AiAR, afirmou que este Festival pretende “dar visibilidade a Elvas e à zona da raia”.


Sobre este evento cultural, Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas realçou que a realização deste Festival surgiu da “necessidade de dar um salto qualitativo” na promoção da imagem de Elvas, enquanto cidade de fortificações e militar.
O edil sublinhou ainda que o trabalho tem dado frutos, uma vez que Elvas já foi palco de uma série televisiva “O Ministério do Tempo”, atualmente em exibição no canal público de televisão.
Para Nuno Mocinha esta é “uma obra imaterial que não acontece por sorte, é preciso trabalhar nela”.


Programa do Festival
Esta sexta-feira, dia 13 de janeiro, decorre a conferência inaugural; “Guerra e Cinema”, pelo Coronel Américo Henriques; Cinema e Guerra, pelo professor José Manuel Martins, seguindo-se um debate. Às 21:30 tem lugar a projeção do filme a concurso: Filhos de Saul.
No dia 14 de janeiro, sábado, às 14:30 decorre uma mesa redonda sobre Guerra Colonial e Cinema; às 17:30, filme secção paralela: Costa dos Murmúrios e às 21:30, filme secção paralela: Yvonne Kane.
No dia 15 de janeiro, domingo, às 14:30 decorre a apresentação Larissa Shepitko; às 15 horas, filme secção paralela: Asas; às 18 horas, filme secção paralela: Ascensão; e às 21:30, filme a concurso: Morte em Sarajevo.


No dia 20 de janeiro, sexta-feira, às 17:30, filme a concurso: Cartas de Guerra; e às 21:30, filme a concurso: A War.
No dia 21 de janeiro, sábado, pelas 11 horas terá lugar um workshop de conclusões; às 14:30, filme a concurso: Francofonia; às 17:30, filme a concurso: Soy Nero e às 21 horas, cerimónia de encerramento, com anúncio de prémios.
Para as 22 horas está agendada a manifestação complementar, com ante-estreia do filme “Le Divan de Stalin”, de Fanny Ardant, com apresentação da realizadora.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.