A cidade de Estremoz recebe, ao longo desta semana, a Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos, um serviço gratuito disponibilizado pela GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos. Localizada junto à Câmara Municipal, esta estrutura colorida e de grande dimensão pretende facilitar o correto encaminhamento de resíduos tóxicos presentes em quase todas as habitações.
Apesar de muitas vezes passarem despercebidos, as casas portuguesas acumulam produtos potencialmente perigosos, como tintas, vernizes, solventes, colas, resinas, diluentes, sprays, pilhas, baterias, cosméticos, pesticidas, entre muitos outros. O objetivo desta iniciativa é precisamente evitar que estes materiais, quando descartados de forma incorreta, representem riscos de explosão, incêndio, envenenamento ou contaminação do solo e da água.


O que pode ser entregue
No ponto de recolha podem ser entregues resíduos com dimensão máxima de 50x50x50 cm, incluindo:
- Tintas, vernizes, diluentes e solventes
- Colas, resinas e maltes
- Equipamentos elétricos e eletrónicos (telemóveis, portáteis, TVs, pequenos eletrodomésticos)
- Lâmpadas LED, halogéneo, incandescentes, fluorescentes e economizadoras
- Pilhas, acumuladores e pequenas baterias
- Sprays e aerossóis
- Cosméticos, acetona, vernizes de unhas, tintas de cabelo
- Toners e tinteiros
- Óleo alimentar e óleo de motor
Há exceções: medicamentos e radiografias, por possuírem regras próprias de recolha, devem ser entregues às entidades específicas.
Horário de funcionamento


A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 13h30 às 16h30. A iniciativa está integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Perigosos e percorre várias localidades do Alentejo Central, no âmbito da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.
Ação Pedagógica, defende José Daniel Sádio


O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sadio, sublinha a importância desta ação no concelho.
“Esta é uma iniciativa inserida na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Perigosos. Tem uma dupla intenção: por um lado, fazer pedagogia para que a população perceba a importância de reciclar estes produtos perigosos; por outro, permitir que os munícipes aproveitem esta oportunidade para depositar corretamente lâmpadas, pilhas, pequenos eletrodomésticos, sprays, toners, artigos de cosmética, entre muitos outros.”
O autarca reforça ainda que muitos destes produtos estão armazenados nas casas “sem qualquer utilidade, mas são potencialmente perigosos”, destacando o impacto ambiental que uma única gota de substância química pode ter ao contaminar milhares de litros de água.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.