Na primeira reunião da nova Câmara Municipal de Elvas, o presidente Rondão Almeida ofereceu pelouros aos três eleitos da oposição — dois pela Chega e um pela Aliança Democrática (AD) —, mas estes recusaram os cargos.
Em comunicado, o Movimento Cívico por Elvas (MCPE) lamenta a decisão dos três eleitos, considerando que a recusa dos pelouros representa uma oportunidade perdida para uma maior cooperação política no concelho.
Apesar de sublinhar que “estão criadas as condições para que Elvas continue no caminho do desenvolvimento”, o MCPE manifesta desagrado com algumas declarações feitas na conferência de imprensa do Chega. As críticas são dirigidas especialmente a José Eduardo Gonçalves, candidato do partido à Assembleia Municipal, cujas afirmações o movimento considera “menos dignas” e demonstrativas de “total ignorância da lei que regula a eleição da mesa da Assembleia Municipal”.
O movimento afirma ainda solidarizar-se com a sua candidata à Assembleia Municipal, “pela forma desprestigiante e ofensiva como foi tratada” por José Eduardo Gonçalves. Na mesma conferência de imprensa, o candidato do Chega acusou o MCPE de “enganar os eleitores” e colocou em causa, segundo o comunicado, “o regime democrático existente desde o 25 de Abril”.
O MCPE critica ainda o discurso do Chega, afirmando que o partido “é pródigo em pôr em causa a democracia e a liberdade do regime vigente”, e denuncia declarações em que se defendeu “a necessidade de três Salazares para restaurar a lei e a ordem”.
No mesmo texto, o movimento congratula-se pela vitória nas eleições autárquicas de 12 de Outubro, que permitiu a manutenção da maioria do centro-esquerda em Elvas. O comunicado destaca ainda que foram alcançadas “condições de governabilidade tanto no executivo como na Assembleia Municipal”, com o objetivo de “servir Elvas e evitar uma situação de instabilidade total que se previa com a divisão do eleitorado”.
O Movimento Cívico por Elvas termina reafirmando o apoio ao seu líder, Rondão Almeida, agora presidente da Câmara Municipal, garantindo que o executivo trabalhará com foco na estabilidade e no desenvolvimento do concelho.













There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.