ActualRegional
9 Outubro, 2025

Grupo Nabeiro inaugura Campus do Conhecimento que reforça o legado de Rui Nabeiro

Novo espaço reafirma a aposta do Grupo Nabeiro Delta Cafés na formação, no conhecimento e no desenvolvimento humano e económico da região e do país.

Esta quinta-feira, dia 9 de outubro, foi inaugurado em Campo Maior o Campus Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro, uma iniciativa do Grupo Nabeiro Delta Cafés que marca uma nova etapa na aposta da empresa na formação e na valorização das pessoas.

Instalado nas antigas instalações do Centro Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro, o novo Campus foi apresentado numa cerimónia que contou com a presença da administração do Grupo, do Secretário de Estado da Economia, João Ferreira e de várias entidades locais e regionais.

Com uma oferta formativa diversificada, o Campus Centro de Conhecimento representa, segundo o Grupo Nabeiro, uma continuidade do compromisso com o saber, promovendo uma aprendizagem contínua que assegura o crescimento dos negócios e o desenvolvimento do talento interno e externo, em linha com a estratégia de futuro do Grupo.

“Hoje renascemos com uma nova identidade: um espaço que amplifica o potencial das pessoas”

A primeira intervenção da cerimónia coube a Rita Nabeiro, que sublinhou o caráter simbólico deste projeto:

“Este é um projeto possível porque as pessoas envolvidas acreditaram e apoiaram. Não se trata só de uma mudança de identidade.”

A administradora recordou que o Comendador Rui Nabeiro conheceu e validou este projeto ainda em vida, e evocou as origens do sonho iniciado em 2005:

“Há 20 anos nascia um sonho, que consistia na formação das pessoas. Hoje questionamos que futuro e legado queremos deixar às próximas gerações. O futuro constrói-se com atitude e trabalho.”

Rita Nabeiro destacou ainda o valor do ensinamento deixado pelo fundador do Grupo:

“Neste espaço, Rui Nabeiro semeou uma ideia simples e poderosa: a formação das nossas pessoas. Um ensinamento simples e profundo: crescer é também aprender, como sempre dizia o meu avô.”

O novo Campus, acrescentou, assume agora “a responsabilidade maior de formar cidadãos mais críticos e mais humanos, com a missão de serem agentes de mudança”.

“Hoje renascemos com uma nova identidade: um espaço que amplifica o potencial das pessoas, qualifica jovens e adultos para novas oportunidades – não só para os colaboradores do Grupo, mas também para Campo Maior, para o Alentejo e para todo o país.”

O modelo formativo assenta em três pilares: LEARN, VALUE e SHARE.

“LEARN é a gestão de competências que os negócios necessitam; VALUE é a valorização através de uma bolsa de formadores internos; e SHARE é a partilha, o conhecimento e o espaço sociocultural para a sociedade. É um compromisso de transformação, liderança, comunidade e futuro.”

Desde a criação deste projeto já dinamizados 600 cursos e formadas mais de 10 mil pessoas, dos quais 42% são mulheres e 58% homens, correspondendo 77% a formandos do Grupo Nabeiro e 23% formandos externos, sendo a média de idades dos formandos de 33 anos.

“Um símbolo económico e humano para Campo Maior”

O Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, destacou o impacto do Grupo Nabeiro na comunidade e a continuidade do legado do Comendador:

“Continuou-se a dar forma ao sonho do Comendador Rui Nabeiro. O concelho tem crescido muito por conta do Grupo Nabeiro, que é mais do que um símbolo económico – é também um símbolo de humanidade e importante para toda a comunidade.”

Para o autarca, o novo Campus representa “uma oportunidade única para Campo Maior e para toda a região”, reforçando a ligação entre gerações e saberes:

“Reafirma a aposta na continuidade, na formação dos saberes internos e externos. É uma plataforma para o futuro, para o desenvolvimento humano. O município tem encontrado no Grupo Nabeiro um parceiro leal e comprometido.”

Luís Rosinha sublinhou ainda que o Campus é “para a comunidade, para as escolas, para as empresas, para os jovens e para as instituições”, reafirmando a ideia de que “o conhecimento transforma” e que este espaço “é o símbolo de um legado que não se apaga.”

“Mais do que uma transformação física”

Também João Manuel Nabeiro tomou a palavra, destacando o significado simbólico e estratégico da inauguração:

“Este espaço é mais do que uma transformação física. É a continuidade de um percurso – a formação das pessoas como motor de conhecimento.”

Sublinhou ainda que o Campus representa a “evolução do compromisso com o saber”:

“É um espaço que ganha nova vida, o coração do conhecimento, a partilha de saberes e a valorização das equipas.”

Um legado que se renova no futuro

Com o Campus Centro de Conhecimento Comendador Rui Nabeiro, o Grupo Nabeiro Delta Cafés reforça o seu papel como agente de desenvolvimento económico e social, promovendo o crescimento através da aprendizagem, num projeto que une memória, inovação e futuro – um verdadeiro legado de conhecimento para Campo Maior, para o Alentejo e para Portugal.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.