O Centro de Inteligência Competitiva (CIC) foi oficialmente inaugurado na passada quarta-feira, dia 16 de julho, em Campo Maior.
Resultado de uma parceria estratégica entre o MunicÃpio de Campo Maior, o Instituto Superior de EstatÃstica e Gestão de Informação (ISEGI), atual Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, e o Instituto Politécnico de Portalegre, este projeto representa uma aposta clara na valorização do conhecimento através dos dados, da inteligência artificial e da inovação tecnológica ao serviço do desenvolvimento sustentável do Alentejo.
Instalado na antiga Escola do 1.º Ciclo da Cooperativa da Vila, agora totalmente requalificada, o CIC acolhe três espaços funcionais: a sala imersiva, a sala colaborativa e a sala formativa, que irão suportar um conjunto de serviços especializados na área da investigação, inovação e educação.


Este é um projeto de I&I (Investigação e Inovação ), desenvolvido à escala do Alentejo, e assume-se como um polo dinamizador de conhecimento e inteligência aplicada à realidade regional.
Com um investimento total de 991.954,56 euros, o projeto é financiado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, cabendo ao MunicÃpio a responsabilidade pela contrapartida nacional no valor de aproximadamente 150 mil euros.
O CIC representa, assim, um investimento robusto, superior a 900 mil euros, próximo de 1 milhão de euros, num projeto que promete afirmar Campo Maior como referência no domÃnio da gestão da informação, ciência dos dados e inovação aplicada ao território.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente do MunicÃpio, LuÃs Rosinha, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ceia da Silva, e do Professor Miguel Castro Neto.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.