Paulo Luz, proprietário e gestor do Grupo Chaves do Areeiro referiu esta terça-feira, que irá transformar o Castelo de Barbacena, no concelho de Elvas, num Hotel Charme.
O imóvel foi adquirido em novembro de 2024 e as obras de requalificação irão arrancar em maio deste ano, estando previsto o seu término em 2027.
“Iremos requalificar o Castelo o mais originalmente possÃvel”
Paulo Luz


De acordo com o empresário a unidade hoteleira terá capacidade para 12 quartos, com a previsibilidade de criar, no mÃnimo, seis postos de trabalho.
Também a zona dos balneários dará lugar a um SPA.
Paulo Luz referiu que esta é a primeira aposta do grupo no ramo da hotelaria:
“Sou muito saudosista, gosto de recuperar coisas antigas e dar-lhes vida (…) iremos requalificar o Castelo o mais originalmente possÃvel. Pretendemos criar uma réplica bastante fidedigna, numa região do paÃs que é de excelência”, afirmou.


Neste momento, a licença de obra está pronta a levantar na Câmara Municipal de Elvas, com todos os projetos da especialidade aprovados pela autarquia e Ministério da Cultura.
Porém, Paulo Lima coloca ainda a possibilidade de “encontrar surpresas arqueológicas” no imóvel, que poderão, eventualmente, condicionar o “timing” de requalificação e revelar-se “um ponto sensÃvel” da obra.
“Bastante satisfeito por poder dar esta boa notÃcia à população da freguesia de Barbacena”
Rondão Almeida


Rondão Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, revelou-se bastante satisfeito por poder dar “esta boa notÃcia” à população da freguesia de Barbacena.
“Acredito que será desta vez que iremos assistir à recuperação deste património de grande valor histórico para o concelho, mas principalmente para a população de Barbacena”.
Rondão aplaudiu ainda a escolha de investimento por parte do empresário pelo concelho de Elvas:
“Chaves do Arreiro já tem vários investimentos em várias zonas do paÃs. Muito obrigado, em nome da população do concelho, por escolher Elvas para esta aposta. Teve uma visão estratégica e de futuro assertiva, pois o Alentejo é cada vez mais um destino turÃstico”, referiu o autarca.


Chaves do Areeiro é uma marca de Soluções e Sistemas de Segurança, existente desde 1956, presta serviços de fabricação de chaves, abertura de portas e montagem de fechaduras.
Recorde-se que o Castelo havia sido comprado, em 2005, por Mico da Câmara Pereira, sendo que este nunca o conseguiu reabilitar, alegadamente por dificuldades financeiras.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.