ActualRegional
26 Outubro, 2024

Porta da Fortaleza de Juromenha abriu para receber população: “Um dia emocionante”

População visitou monumento e assistiu à iluminação cénica noturna. Fortaleza irá receber hotel no interior.

Após várias décadas, a chave voltou a abrir a porta da Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal.

A autarquia convidou a população para visitar a primeira fase das obras de requalificação e assistir à iluminação cénica noturna do monumento.

Anabela Carvão viveu toda a sua infância percorrendo os caminhos gastos e degradados da Fortaleza e hoje foi com emoção que voltou a atravessar aquela porta e a percorreu todos os recantos:

“Nunca pensei viver este dia. A Fortaleza estava no chão e hoje levantou-se”, disse com comoção.

Iluminação cénica noturna

Também Ruben Nabiça referiu que “é um grande avanço na recuperação e está muito bem feito e só esperamos que não falte muito até estar concluído”.

Por sua vez, Armando Andrade fez questão de sublinhar que “está um trabalho exemplar. A Fortaleza estava muito degradada e hoje verificamos que os avanços são estupendos. A vista é linda”.

Fortaleza terá hotel de 5 estrelas no interior

Quanto ao fato do interior da Fortaleza vir a acolher um hotel de cinco estrelas, Armando não tem dúvidas:

“Vai trazer muitos turistas e vai ser um sucesso porque a vista e o local são sublimes. Com toda a certeza haverá uma Juromenha antes e depois desta recuperação”.

“Desafio Maior (…) O mais difícil foi conseguido”

João Grilo

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal referiu aos presentes que “estava na hora de abrir a obras às pessoas do concelho, pois já está fechada há muito tempo e há muita expetativa”.

Neste momento simbólico, todos os presidentes de Junta de Freguesia de Juromenha vivos marcaram presença, com particular destaque para João Rosário Martins, que com 101 anos viveu hoje um dia há muito desejado.

“Sempre quis viver este dia e nunca pensei que chegasse (…) mas não deixem morrer esta vontade. As obras no interior têm de avançar”.

Simbolicamente foi João Martins que abriu a porta da Fortaleza de Juromenha, no mesmo dia que foi revelada a iluminação cénica noturna.

João Grilo considera que a recuperação da Fortaleza de Juromenha “foi o maior desafio” alguma vez enfrentado, “envolvendo mais entidades e recursos”.

“O mais difícil foi conseguido. Não há impossíveis para o concelho de Alandroal”, assegurou o autarca.

A obra da Fortaleza de Juromenha irá permitir a consolidação e restauro dos paramentos do perímetro abaluartado exterior, num investimento de cerca de cinco milhões de euros, com apoio financeiro da União Europeia de cerca de 3 milhões e meio, através do Alentejo 2020 e Portugal 2020.

A primeira fase desta intervenção deverá estar terminada no decorrer do inverno de 2025.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.