ActualRegional
1 Julho, 2020

Reabertura de fronteira: “Voltámos a ser vizinhos muito próximos”

"Fronteira aberta para sempre. Não queremos repetir este momento". Costa apelou ao cumprimento das regras para evitar propagação do vírus.

O dia 1 de julho de 2020 ficará para a história como a data em que a fronteira entre Portugal e Espanha, na zona do Caia (Elvas) e Badajoz (Espanha) foi oficialmente reaberta.

A cerimónia decorreu na manhã desta quarta feira, com as mais altas honras de estado dos dois países.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o rei Felipe VI de Espanha, mas também os dois chefes de Governo, António Costa e Pedro Sánchez, foram as figuras políticas que marcaram presença nesta reabertura.

O dia começou no lado de lá, no Museu Arqueológico de la Alcazaba de Badajoz, onde foram tocados os hinos de ambos os países e tirada uma fotografia de família.

Já no lado de cá da fronteira, em Elvas, a comitiva foi recebida numa cerimónia no Castelo de Elvas, onde foram novamente entoados os hinos e tirada uma fotografia de família.

Banda da Armada interpretou Hinos

No miradouro do Castelo de Elvas, os representantes de ambos os países olharam em direção a Espanha, trocaram algumas palavras, num ambiente que transpareceu tranquilidade e pretendeu ilustrar a sintonia entre os dois territórios.

“Voltamos a ser vizinhos muito próximos”

António Costa, o Primeiro Ministro de Portugal, falou aos presentes referindo que o momento vivido hoje revestiu-se de particular relevância.

“É um momento único e desejamos que não volte a acontecer. Temos de o celebrar muito bem, porque esta é a fronteira mais antiga da Europa e, por isso, é uma fronteira que simbolicamente reabrimos visitando duas fortalezas, que uns e outros havemos contruído durante séculos para nos defendermos e para nos afastarmos (Portugal e Espanha). Nada melhor que voltar aos marcos deste afastamento para simbolizar esta vontade comum que sua majestade o rei e o presidente da República designaram de reencontro com a reabertura da fronteira e voltarmos a ser vizinhos muito próximos”, afirmou.

Exemplo para a Europa

Costa defende que a reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha devia servir de exemplo para a Europa.

“A reabertura da fronteira não é uma ameaça, mas sim uma oportunidade”, lembrou.

O governante alertou, no entanto, para a alteração de hábitos que todos devem praticar como forma de evitar a propagação do coronavírus.

“Até que não tenhamos uma vacina ou um medicamento eficaz de combate ao vírus vamos ter de conviver entre portugueses e espanhóis, mas também com ao covid 19. Esta é uma nova realidade em todo o mundo. Temos de aprender a viver e prevenir-nos do contágio ou de contagiar alguém”, aconselhou.

“Se cumprirmos todas as regras, esta fronteira ficará aberta para todo o sempre, uma vez que o seu encerramento foi um momento que não queremos repetir”, reforçou.

Felicidade na reabertura da fronteira com Portugal

O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, revelou estar muito feliz com a reabertura da fronteira com Portugal e com o que o momento simboliza.

“É um momento de felicidade que tenho em poder voltar a Elvas com o primeiro ministro português num ato carregado de emoção. Somos dois povos irmãos, que partilhamos a história, cultura, afinidade e também a visão do que aconteceu com a pandemia e quais são os desafios e transformações que temos pela frente, na Península Ibérica e no contexto europeu”, explicou.

Também Sanchéz sublinhou que este é um momento que espera não voltar a viver.

“Espero que estas fronteiras jamais voltem a encerrar em sequência de uma pandemia”.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.