ActualRegional
3 Fevereiro, 2020

Sousel é o 1º Município a implementar programa “Ser Pro”

Sousel é o primeiro município a formalizar atuação no terreno da Iniciativa Educação Teresa e Alexandre Soares dos Santos.

Sousel é o primeiro município onde Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação, projeto da família Soares dos Santos, vai arrancar formalmente.

O protocolo que formaliza o início do trabalho no terreno, com o programa Ser Pro, vai ser assinado esta terça-feira, dia 4 de fevereiro, no Centro Escolar de Sousel.

Parceiros

O curso que, desde o início do ano letivo, está a ser administrado em Sousel é fruto de uma parceria alargada que inclui a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas de Sousel e empresas.

Curso Técnico de Indústrias Alimentares

Neste caso, o novo curso já em funcionamento é de Técnico de Indústrias Alimentares e tem como parceiros o Matadouro Regional do Alto Alentejo, o Monte do Ganhão, a Salsicharia Lameirinhas, a Bolachinhas de Sousel, a Sem Exagero Unipessoal, Lda, a Terras D’Alter e o Grupo Jerónimo Martins.

O programa Ser Pro distingue-se precisamente por promover cursos de qualificação profissional que resultam de uma parceria estreita entre escolas e empresas, com apoio de municípios, institutos politécnicos e outras instituições.

Promover o Sucesso dos Jovens

Partindo de uma ideia dos seus promotores, Teresa e Alexandre Soares dos Santos, o projeto Iniciativa Educação tem como objetivo a promoção do sucesso dos jovens, em particular daqueles que, devido a dificuldades familiares, educativas ou socioeconómicas, não atingem os resultados escolares que poderiam obter.

A meta desta iniciativa vai ao encontro da convicção de Alexandre Soares dos Santos de que a Educação é o pilar do desenvolvimento e que “o que interessa é a verdade e a transferência do conhecimento”.

Manuel Valério: “Formação prática em contexto de trabalho”

“A Câmara Municipal de Sousel mantém desde 2015, um contrato interadministrativo de delegação de competências com o Ministério da Educação e, portanto, tem responsabilidades acrescidas, em matéria de educação no nosso concelho. Que a assinatura deste Acordo de Cooperação Iniciativa Educação – Programa Ser Pro seja o início de mais um projeto fundamental para os nossos jovens estudantes que pretendem uma formação prática em contexto de trabalho. Que os nossos alunos possam aproveitar com sucesso todo o leque de oportunidades que a partir de hoje lhes iremos

proporcionar. Que caminhem sempre em frente e nunca desistam dos seus sonhos”, afirma Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel.

Nuno Crato: “Sousel é um município fundamental”

A Iniciativa Educação conta com um conselho diretivo constituído por Nuno Crato, presidente, e por Inês Soares dos Santos Canas e Sara Miranda. 

“Sousel é um município fundamental, tal como vários municípios espalhados pelo país, onde a Iniciativa Educação está a colaborar com as escolas, as autarquias e a sociedade civil para ajudar a concretizar um importante objetivo: contribuir para o desenvolvimento do país através da Educação e da formação dos mais novos, principalmente aqueles que, de momento, precisam de mais ajuda para desenvolver as suas capacidades”, diz Nuno Crato.

Sobre o programa Ser Pro:

O programa Ser Pro centra-se nos estudantes que querem concluir os estudos secundários com uma formação prática e qualificação profissional e tem como objetivo desenvolver o ensino profissional através de uma aproximação entre escolas e empresas, contribuindo assim para a criação de ofertas adequadas e para o alargamento do leque de opções disponíveis para os alunos do ensino secundário.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.