O Museu Militar de Elvas inaugura na próxima segunda-feira, dia 12 de dezembro, uma exposição temporária sob o título “O Sol e o Tempo”.
A exposição decorre na sala de exposições temporárias do Museu Militar de Elvas. O objetivo é apresentar um discurso expositivo com cerca de 50 relógios de sol.
O autor das peças é o Sargento-Chefe de Infantaria na Reforma, Heraclides da Conceição Oliveira.
A mostra fica patente até ao dia 23 de dezembro.
Descrição geral das peças:
Base em madeira (pau bocho, laranjeira, pau santo, pinheiro etc.). As peças são constituídas por uma bússola, cravada na madeira e uma linha que irá indicar a hora, através da sombra. Os relógios de sol são depois pintados e ornamentados com aplicações diversas.
Notas sobre o autor:
Heraclides da Conceição Oliveira
Sargento-Chefe de Infantaria na Reforma. Nasceu a 14 de Agosto de 1939, na Freguesia de Alegrete, Concelho de Portalegre.
Reside em Elvas.
Aos 19 anos assentou praça no BC8 (Elvas) como voluntário. Em Janeiro de 1964 embarca para Angola em comissão de serviço, regressando em 1965.
Ingressa e aprova no Curso de Sargentos Milicianos. Em Abril de 1968 é promovido a Furriel de Infantaria.
Em Setembro de 1968 regressa a Angola (Cabinda) onde permanece até Setembro de 1975.
Após a Guerra Colonial presta serviço na Escola Prático do Serviço de Transportes (Figueira da Foz) Regimento de Infantaria de Angra do Heroísmo (Açores), Hospital Militar Principal (Lisboa).
Passa à situação de Reforma em 1992.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.