ActualRegional
1 Abril, 2024

Vice-Presidente da Comissão Europeia Věra Jourová em Portalegre para debater a participação jovem e democracia

Věra Jourová, Vice-Presidente da Comissão Europeia para os Valores e Transparência, estará em Portugal, de 11 a 12 de abril, no âmbito da sua “digressão pela democracia” tendo em vista as eleições europeias em junho de 2024.

Assim, na tarde de dia 12 de abril, a Vice-Presidente Jourová participa num evento no Jardim da Avenida da Liberdade em Portalegre que reunirá coordenadores dos Centros Europe Directalumni do Summer CEmp, elementos da comunidade Unidos.EU, projetos que incentivam a participação democrática e jovens locais.

Organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com o centro Europe Direct Alto Alentejo (cuja entidade de acolhimento é o Instituto Politécnico de Portalegre), a Câmara Municipal de Portalegre e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Esta iniciativa vai dar palco aos jovens no debate sobre os desafios e as conquistas da União Europeia e como proteger a democracia.

Procura ainda promover sinergias entre redes e projetos que estimulam a cidadania ativa. Após um diálogo com a Vice-Presidente facilitado por perguntas e partilhas dos jovens e um momento de apresentações curtas de projetos, os participantes experimentarão em equipas o jogo de tabuleiro “Valores qUE me movem”.

Este jogo, desenvolvido pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal em parceria com a comunidade Unidos.eu e as Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, permite descobrir mais sobre a UE, os valores e oportunidades europeias, enquanto resolvem desafios e percorrem vários países europeus.

Estes momentos serão abertos ao público, com registo recomendado através desteformulário até 4 de abril para jovens, em grupo ou individualmente, que queiram participar ativamente no diálogo ou apresentar o seu projeto.

Programa (sujeito a mudanças):

16:15 Receção no Jardim da Avenida da Liberdade, Portalegre

16:35 Boas Vindas porSofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, Fermelinda de Jesus Pombo Carvalho, Presidente da Câmara de Portalegre, e Luís Loures, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre

16:45 Diálogo e apresentação de projetos sobre democracia e participação dos jovens comVěra Jourová, Vice-Presidente da Comissão Europeia para os Valores e Transparência

18:00 Atividade “O que a UE faz por mim e o que eu faço pela UE” através do jogo de tabuleiro “Valores qUE me movem”

19:00 Momento cultural para celebrar os 50 anos da democracia em Portugal

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.