ActualRegional
30 Novembro, 2023

Reconhecimentos e homenagens marcaram Dia do Politécnico de Portalegre

Prof. Albano Silva, anterior presidente do Politécnico de Portalegre distinguido com título honorífico de Professor Emérito.

Este ano, as comemorações do Dia do Politécnico de Portalegre realizaram-se no passado dia 27 de novembro.

A cerimónia comemorativa, no Campus, culminou com a outorga do título honorífico de Professor Emérito ao anterior presidente do Politécnico de Portalegre, Prof. Albano Silva. Com caráter de surpresa, o momento ficou marcado pela subida ao palco das suas netas, depois de ter sido projetada uma apresentação de fotografias, que complementou a nota biográfica do visado.

O título de Professor Emérito é atribuído, após parecer favorável do Conselho Académico e a aprovação do presidente do Politécnico, “a professor aposentado que se distinguiu nas suas atividades académicas”.

A primeira atividade do dia aconteceu na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Ladeado pela Presidência do Politécnico e pela Direção da ESECS, o Professor Abílio Amiguinho descerrou a placa com o seu nome, que passa a designar o auditório da Escola onde lecionou durante 36 anos e da qual foi presidente do Conselho Diretivo. A comunidade académica não quis deixar de comparecer para testemunhar esta homenagem e mostrar o seu apreço.

Também os trabalhadores aposentados este ano e os que cumpriram 25 anos ao serviço da instituição foram homenageados, no decorrer da sessão comemorativa.

Num dia que é “de todos, para todos”, os feitos dos Alumni mereceram destaque, em particular o desempenho profissional de dois antigos estudantes de Design de Comunicação e Técnicas Gráficas. Deu-se a conhecer que Rui Silva recebeu a medalha de prata dos prémios Meios e Publicidade, pela direção de arte do genérico da telenovela da SIC “Flor Sem Tempo”. Sobre Renato Marques soube-se a notícia de que integra a equipa nomeada a Emmy Award, pela colaboração no projeto da série “For All Mankind”, desenvolvido para a Apple TV.

Na ocasião, foi lembrado que os órgãos científicos e pedagógicos da ESTG decidiram sugerir a inclusão do “design” na designação da Escola, dada a relevância do trabalho desta área, ao longo dos anos. Assim sendo, passará a designar-se “Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design”, após a formalização das necessárias alterações.

A sessão comemorativa teve início com a projeção de três curtas-metragens de animação – “Ciclo de Mori”, de Gunter Gomes, Tris Grave e Érica Fitas; “Arquipélago das Vogais”, de João Carvalho e Gabriel Heleno e “Voa Voa Andorinha”, de Carolina Cardoso e Mafalda Cruz – trabalhos realizados no âmbito do curso de Design de Animação.

A entrega dos prémios aos melhores alunos, assim como do prémio Alumni e dos prémios Colaborador, que tradicionalmente decorre durante as comemorações do Dia do Politécnico, passará a realizar-se em cerimónia própria, tendo-se anunciado que tal acontecerá a 1 de março de 2024.

Reflexões e saber(es)

A lição de sapiência proferida pelo Professor António Sampaio da Nóvoa incidiu sobre o novo contrato social para a educação, defendido pela UNESCO, tendo o antigo reitor da Universidade de Lisboa dissertado sobre o tempo e a diferença do ensino superior.

As intervenções institucionais estiveram a cargo do presidente do Conselho Geral, Eng.º Hugo Hilário; da representante dos estudantes, aluna Bárbara Cotovio; do presidente do Politécnico de Portalegre, Professor Luís Loures, e da presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Professora Maria José Fernandes.

Outro tipo de saber foi apresentado à comunidade académica, no final da manhã da jornada comemorativa… a nova tisana “Saber by Politécnico de Portalegre”, que resulta da colaboração com a empresa Da Avó e conjuga três plantas recolhidas na Serra de São Mamede (alecrim, perpétua-roxa e erva príncipe).

No programa de comemorações do 43º aniversário do Politécnico, a cultura não foi esquecida.

O quinteto de sopros Euterpe Five animou a sessão comemorativa.

Apresentou-se a coleção de cerâmica “Bailarinas – Portalegre e os seus símbolos”, produzida para o Politécnico de Portalegre pela ceramista Maria João Sampaio, tendo o novo professor emérito sido o destinatário da primeira peça, que alude às Tapeçarias de Portalegre.

O antigo aluno Nuno Ezequiel, diplomado do curso de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, expõe uma mostra dos seus trabalhos nos Serviços Centrais. Coorganizada com o Atelier das Artes de Portalegre, esta exposição intitulada “Saudade” pode ser vista até 12 de dezembro.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.