O Politécnico de Portalegre organiza, no mês de novembro, mais uma edição da ENOVE+, que irá ter um modelo diferente dos anteriores, focando-se nos diplomados e alunos finalistas de todos os graus de ensino do Politécnico.
Esta edição da Feira de Emprego e Empreendedorismo irá incluir workshops, espaços empresariais, palestras, mesas redondas, entre outras atividades. Para fazer chegar as temáticas do emprego e empreendedorismo a um número mais alargado de alunos, a ENOVE+ terá atividades descentralizadas pelas diversas escolas do Politécnico.
Dia 13 de novembro, a ação irá decorrer no Campus Politécnico, a partir das 10 da manhã, a 19 de novembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e no dia seguinte na Escola Superior Agrária de Elvas.
A coordenação da ENOVE+ está a cargo do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego do Instituto Politécnico de Portalegre no âmbito do EUROACELERA (INTERREG), um projeto de cooperação transfronteiriço cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
 ENOVE+
A ENOVE+ nasceu em 2008. Promovida pela Associação de Desenvolvimento Regional do Politécnico de Portalegre, a Feira de Emprego e Empreendedorismo pretendeu, desde logo, dinamizar o mercado de emprego e de formação e incentivar o empreendedorismo.
A organização deste evento pela ADR/IPP, contou, desde 2011 e até 2013, com a estreita colaboração do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego (GEE) do Politécnico de Portalegre.
Em 2014, o GEE assumiu a organização da feira, função que mantem desde então. A ENOVE+ conta com o apoio das escolas do Politécnico, cuja presença é coordenada pelos subdiretores dos estabelecimentos de ensino: António Casa Nova da Escola Superior de Saúde, LuÃsa Carvalho da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais; Valentim Realinho da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Paulo Ferreira da Escola Superior Agrária de Elvas.
EUROACELERA Este projeto tem em vista a promoção do espÃrito empresarial através do aproveitamento económico de novas ideias, impulsionando a criação de novas empresas com base na inovação e investigação. Pretende-se ainda o fomento de uma cultura de empreendedorismo entre jovens universitários finalistas, estudantes de ciclos superiores de formação empresarial e investigadores, fixando no espaço EUROACE jovens talentosos, com particular atenção para a igualdade de género, ruralidade e dispersão territorial.
A área de cooperação integra as regiões Centro e Alentejo em Portugal e a Estremadura espanhola, e do projeto fazem parte nove entidades espanholas e cinco portuguesas.
Os parceiros espanhóis são Extremadura Avante, a Direcção-Geral das Empresas e da Competitividade da Junta da Extremadura, FUNDECYT-PCTEX, a Direcção-Geral de FP e da Universidade da Junta da Extremadura, o Instituto da Juventude da Extremadura, o Instituto da Mulher da Extremadura, a Associação de Jovens Empresários e Empregadores de Extremadura, duas empresas privadas estremenhas Sunhunter Investimento e Conector IDE.
Os parceiros portugueses são, para além do Instituto Politécnico de Portalegre, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Évora.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.