O Castelo de Elvas vai ter patente ao público, a partir de 24 de março, a exposição “Duarte Darmas do cálamo ao drone”.
A iniciativa abre com uma conferência inaugural, proferida pelo autor Santiago Macias, a ter lugar pelas 18 horas, no Castelo, nesse dia.
Patente ao público de 24 de março a 9 de abril, no primeiro piso do edifício da alcaiadaria do Castelo apresenta um estudo sobre aquele que é o mais singular documento da castelologia nacional, o Livro das Fortalezas, elaborado por Duarte Darmas.
Desenhador ao serviço do Rei D. Manuel I, Duarte Darmas percorreu toda a linha de fronteira, realizando para o monarca um levantamento da arquitetura militar castelar que pela sua riqueza iconográfica tornou-se num importante documento da arquitetura militar medieval portuguesa.
O castelo de Elvas foi um dos 56 castelos desenhados por Duarte Darmas, quando em 1510 o rei D. Manuel o encarregou de um levantamento das fortalezas de fronteira.
Para este projeto o investigador Santiago Macias revisitou os 20 castelos desenhados pelo cálamo de Duarte Darmas, na região Alentejo à luz da perspetiva de um moderno drone.
Um voo de pássaro que permitiu entender as perspetivas a partir das quais Duarte Darmas os desenhou e identificar continuidades e alterações na arquitetura das fortalezas representadas.
O projeto que se encontra alojado no site:
http://www.duartedarmas.com, inclui além da exposição, um vídeo e um livro, sendo a autoria do texto alusivo a Elvas de Fernando Branco Correia.
As visitas a esta exposição podem ser agendadas junto dos serviços educativos do Castelo, pelos seguintes contactos: telefone 268 009 660 ou e-mail castelo@cm-elvas.pt
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.