A 36.ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), irá decorrer já a partir desta quarta-feira, 1 de maio e prolonga-se até domingo, dia 5, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz Eng. André de Brito Tavares. Trata-se de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz e da ACORE – Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.
“A melhor FIAPE de Sempre”
José Daniel Sádio


Segundo José Daniel Sádio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, “Está tudo programado para que seja a melhor FIAPE de sempre, com uma grande feira de artesanato, sempre a subir de patamar ano após ano, centenas de expositores, um grande certame de agropecuária, com a mesma gratuitidade no acesso do público ao evento e, de alguma forma, tentamos também ter um grande cartaz de animação digno de qualquer palco desde país. Está tudo a postos”, assegurou o autarca.


Em paralelo decorrerá a 40.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, que habitualmente conta com a participação de mais de uma centena de artesãos, a trabalhar ao vivo, e com trabalhos nos mais variados materiais: barro, cortiça, madeira, rendas, mármore, vime, vidro, ourivesaria, entre outros. Esta feira é uma das mais conceituadas a nível nacional e uma das mais importantes a sul do Tejo.


Pela autenticidade e qualidade das exposições que a integram e graças às temáticas de crescente interesse nela apresentadas, a FIAPE é um certame com uma importância ímpar no seio da região em que se insere, tendo já ganho um espaço no calendário anual de feiras regionais e nacionais, confirmando a vocação de Estremoz como centro de negócios e eventos do norte alentejano. A comprová-lo estão o aumento do número de expositores em relação aos anos anteriores e os milhares de visitantes que anualmente nos honram com a sua presença.


A FIAPE é um certame de valorização e promoção socioeconómica e turística do Concelho de Estremoz e da Zona dos Mármores, integrando diversas mostras das atividades com maior peso económico no Concelho e na Região: agropecuária, artesanato, mármore, produtos regionais, gastronomia, mostra institucional e atividades comerciais e industriais.
Para além destas mostras, a feira conta ainda com a realização de colóquios sobre variadas temáticas e atividades culturais e desportivas, que funcionam como meio complementar de atração de visitantes.


A exposição agropecuária continua a ser um dos sectores com maior representatividade na feira, apesar de nos últimos anos se ter verificado um declínio do sector agrícola em Portugal. A par da exposição realizam-se concursos de raças ovinas (Merino Branco, Merino Preto, Merino Precoce e Ile de France) e bovinas (Concurso Nacional da Raça Limousine e Charolesa). Decorrem ainda colóquios técnicos sobre variadas temáticas atuais, relacionadas com o sector agropecuário.


There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.