ActualRegional
25 Outubro, 2016

“Entre Vizinhos” em Évora

Um encontro em Évora de bairros projetados por Siza Vieira.

Na passada sexta-feira, dia 21, no Grupo Cultural de Desportivo dos Bairros de Santa Maria e Fontanas, em Évora, teve lugar o último de três encontros entre quem desenha os lugares a habitar e quem os habita.

Malagueira em Évora, Bouça no Porto e Caxinas em Vila do Conde, são três bairros de habitação que têm em comum o facto de terem sido projetados por Álvaro Siza Vieira. Em cada um deles aconteceram encontros em torno dos projetos, dos processos participativos, dos lugares e diferentes vivências, sempre a partir da experiência dos residentes. No fundo, encontros entre os moradores e a obra do mais prestigiado arquiteto português.

entrevizinhosevora

Nuno Ribeiro Lopes, arquiteto e gestor do plano Malagueira, moderou o encontro e fez uma caraterização do bairro com referência não só às questões da sua singularidade arquitetónica, mas também aos aspetos sociais e histórico-culturais. Terminou com uma manifestação de esperança na conclusão do bairro, que foi ao mesmo tempo um apelo às autoridades: “um dia há-de-se acabar isto”.

José Russo deu conta do privilégio e ao mesmo tempo da responsabilidade que é gerir administrativamente o território onde está implantado o Bairro da Malagueira e do forte empenho da União de Freguesias na sua valorização, referindo o trabalho que tem sido feito nesse sentido em contacto direto com Siza Vieira.

Pedro Ravara e Brigitte Fleck referiram-se à intervenção de Siza Vieira em contacto com as vivências dos moradores em cada um dos bairros, ao encontro de pontos comuns no cruzamento de culturas e hábitos diferentes, e às relações de vizinhança no contexto nacional e europeu. Para tal reportaram-se a exemplos de diversos trabalhos na Europa, entre os quais o imponente edifício que Siza Vieira projetou para a cidade de Berlin e que um grafiti batizou com o nome de “Bonjour Tristesse”.

De Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara, veio a esperança: começou por se referir ao facto de que este Bairro nasceu num tempo histórico “em que as pessoas tomaram em suas mãos a capacidade de resolver gravíssimos problemas com que se confrontavam, entre os quais o da habitação. E que na altura, a autarquia liderada por Abílio Fernandes, foi capaz de interpretar esse movimento e criar soluções. O resultado é que Évora ganhou um bairro que é hoje da cidade, mas também do país e do Mundo, já que é reconhecido, estudado e referenciado às várias escalas”. O Presidente do Município acabou por anunciar que 2017, o ano das comemorações dos 40 anos do bairro, irá ter a marca da Malagueira na atividade autárquica em Évora. “Quero afirmar que a Câmara voltou a dar uma particular atenção à Malagueira”, disse Carlos Pinto de Sá. “Esta é uma pérola da arquitetura que precisamos valorizar e recuperar; e a Câmara compromete-se com esse objetivo”, garantiu o autarca.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.