O Festival de Fotografia TERROIR Alto Alentejo decorre em Elvas este sábado, 27 de outubro, no Auditório de São Mateus.
A entrada do público é livre.
Carlos Nogueiro: “Envolver a população”
Carlos Nogueiro, da Cimaa, Comunidade Intermunicipal do Alto Aletejo, referiu que “este festival está integrado na estratégia de eficiência coletiva, sendo uma das ações de gestão da parceria do PROVERE. Quisemos de uma forma diferente associar a população em geral, ou seja a comunidade do território do Alto Alentejo e, sobretudo, os estudantes das escolas”.
O desafio lançado, segundo Carlos Nogueiro, foi para que “olhassem para o seu potencial turístico, o património natural e edificado e o mostrassem através das fotografias”.
O resultado está em exposição no hall de entrada do Auditório São Mateus.
“É exposição que mostra a mais valia que temos e desta forma atraímos turistas para o nosso território”, defendeu Carlos Nogueiro.
A este desafio reponderam 76 participantes com mais de 600 fotografias retratando os diversos concelhos do Alto Alentejo, nomeadamente a sua fauna, flora e património edificado.
Ricardo Lourenço: “Divulgar o património natural e cultural do Alto Alentejo”
Ricardo Lourenço, responsável pela organização do Festival, explicou que “o grande objetivo é a divulgação do património natural e cultural do Alto Alentejo e isto tem uma dimensão enorme. Estamos a falar de tudo o que é fauna e flora e património construído. Desta forma, utilizando a fotografia como principal veículo para preservar e dar a conhecer não só às pessoas do Alentejo, mas também às de fora para que as mesmas fiquem tentadas a visitar este território.
“Elvas é o sítio ideal para a realização deste Festival”
Esta é a primeira edição do Festival e a organização escolheu Elvas com propósitos muito concretos.
“Porque Elvas respira património construído e classificado. Saímos das muralhas e encontramos património natural que enriquece a estadia com muita biodiversidade. É o sítio ideal para a realização deste Festival”, justificou Ricardo Lourenço.
Festival “Terroir do Alto Alentejo”
O Festival de Fotografia “Terroir do Alto Alentejo” é uma iniciativa que tem como principal objetivo dar a conhecer o património cultural e natural de uma região – o Alto Alentejo.
Melhores fotógrafos nacionais
Utilizando a imagem como principal veículo de promoção do património, alguns dos melhores fotógrafos nacionais apresentarão um conjunto de trabalhos que englobam abordagens artísticas e documentais, interligando a potencialidade turística do Alto Alentejo e a importância de promover, conservar e preservar esse mesmo património.
Cada narrativa levar-nos-á à descoberta da pluralidade de um território, das suas gentes, dos seus costumes e da sua natureza. A simplicidade de uma imagem e da sua beleza tem o poder de agarrar as pessoas à sua riqueza e à mensagem que esta transporta.
Debate/Exposições e Concurso
Para além das apresentações de excelência realizadas por reconhecidos fotógrafos haverá lugar a debate, exposições temáticas e um concurso de fotografia que conhecerá os seus vencedores no decorrer do festival.
Guilherme Vilela falou sobre a arte pastoril
Programa
14:00 H – Defesa de Elvas – João Freitas
14:30 H – Realces
15:00 H – Photo-raptors, um Projeto Natural – Jose Gordillo Caballero
15:30 H – Coffee Break
16:00 H – Natureza Cósmica – Miguel Claro
16:30 H – Cervus elaphus – Jacinto Policarpo
17:00 H – Jack & Sarah – Nuno Cabrita
17:30 H – Apresentação dos Vencedores do Concurso de Fotografia Terroir Alto Alentejo | Delta Cafés
17:50 H – Encerramento do Festival de Fotografia Terroir Alto Alentejo
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.