O Centro de Artes e Ofícios do Património (CAOP) de Elvas ficará localizado na Rua Martim Mendes, num edifício datado do século XV.
A apresentação foi efetuada esta segunda-feira, dia 18 de abril, pelo Presidente do Município elvense, Nuno Mocinha, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
O edifício está “altamente” degradado e, numa primeira fase, serão efetuadas apenas intervenções indispensáveis para que ali se possam desenvolver atividades.
Recuperação do edifício como forma de aprendizagem
O objetivo é que a própria requalificação do edifício esteja integrada com as aprendizagens de recuperação do Património que ali vão ser ministradas aos formandos, nomeadamente o contacto com os valores da arquitetura tradicional, materiais e técnicas de construção.
No futuro pretende-se que essa mesma experiência possa ser replicada noutros edifícios devolutos existentes na cidade.
Nuno Mocinha: “Conservar e valorizar o Património”
Para o edil elvense, Nuno Mocinha, a apresentação do Centro foi a melhor forma de assinalar este Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma vez que considera que “o maior contributo que podemos dar ao Património é a sua conservação e valorização”.
CAOP a funcionar no final de 2016
O Centro de Artes e Ofícios do Património está integrado no projeto “Eurocidade Elvas-Badajoz-Campo Maior” e conta com a cooperação de quatro entidades: Câmara Municipal de Elvas; Câmara Municipal de Campo Maior; Ayuntamiento de Badajoz e Associação InCIDADES. De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, o CAOP deverá entrar em funções “no final deste ano (2016).
Formação para desempregados
O público-alvo deste Centro são os jovens que terminaram a escolaridade obrigatória e procuram uma saída profissional; os desempregados e profissionais na área que pretendam obter uma especialização ou aperfeiçoamento das suas práticas.
Para a formação, o CAOP contará com parceiros, com sejam o Instituto Politécnico de Portalegre; Direção Regional de Cultura do Alentejo e CEARTE – Centro de Formação Profissional de Artesanato.
Missão do CAOP
O CAOP assume como missão “gerar atratividade territorial promovendo o desenvolvimento social e económico, através da preservação dos saberes e saberes-fazer locais.
Elvas “Exemplar” na entrega de Dossiês
A apresentação às entidades convidadas decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Elvas e, nessa cerimónia, foi realçado o facto de Elvas ter sido “exemplar” na entrega dos dossiês à Comissão do Património Mundial.
Na altura da classificação de Elvas a Património Mundial, em 2012, foram feitas pelo Comité três recomendações: a criação de um Plano de Conservação; Plano de Salvaguarda e Gestão do bem classificado, bem como a recuperação do Forte da Graça.
De acordo com Ana Paula Amendoeira, diretora da Direção Regional de Cultura do Alentejo, “todos os planos e pressupostos foram cumpridos integralmente”.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.