ActualRegional
25 Julho, 2019

Centro Educativo de Vila Fernando recuperado para fins turísticos

À terceira será de vez? Centro já teve vários projetos de recuperação. REVIVE propõe-se a salvar aquele património para fins turísticos.

O Centro Educativo de Vila Fernando, no concelho de Elvas, integra a lista da segunda fase de candidaturas do REVIVE, que pretende recuperar o património tornando possível a sua concessão para fins turísticos.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, dia 25, no lançamento da segunda fase do REVIVE, no Edifício Pombalino, em Lisboa, e que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.

O lançamento foi presidido pelo ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira; da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Assim sendo, o Centro Educativo, encerrado há vários anos, integra a lista de imóveis para concessão no âmbito deste programa de recuperação de imóveis públicos, de elevado valor patrimonial, com o objetivo de os devolver às populações, com uma vocação turística.

No site do programa pode encontrar informação sobre este e outros 14 imóveis, que integram esta segunda fase do programa.

Centro Educativo de Vila Fernando – Vários Futuros

Prisão de alta segurança

Durante mais de um século, o Centro Educativo de Vila Fernando acolheu jovens problemáticos oriundos de todo o País, acabando por encerrar as portas. Em 2009 deveria abrir no local uma prisão de alta segurança.

Na altura, o ministro da Justiça anunciou a construção de uma cadeia de alta segurança, precisamente nas instalações do Centro Educativo, uma área de mais de mil hectares. O investimento rondava os 40 milhões de euros. Foi anunciado que o novo estabelecimento iria albergar cerca de mil presos.

Milhões de euros anunciados no projeto “European Global Commodity Services Centre”

Em agosto de 2019 era assinado um memorando de cooperação entre a Câmara Municipal de Elvas e a Prospect Time Internacional Investiment (Portugal), visando a concretização do projeto “European Global Commodity Services Centre”, num investimento de vários milhões de euros.

O memorando, válido até dezembro de 2020, visava a cooperação mútua entre o município e a empresa de investidores provados de capital chinês, e o estudo do concelho de Elvas, através das áreas de capital, recursos humanos e produção, nomeadamente agrícola e vinícola, produção de artigos típicos da região e projetos de turismo e lazer.

Programa REVIVE

Recorde-se que Elvas foi pioneira neste programa, com o Convento de São Paulo a ter sido o primeiro imóvel a ser concessionado para esta finalidade, e onde foi implementado o Hotel Villa Galé Colletion Elvas, uma unidade hoteleira, localizada no centro histórico da cidade Património Mundial.

Esta é uma medida conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, para promover e agilizar os processos de reabilitação e valorização de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afetação a uma atividade económica com finalidade turística, promover o reforço de atratividade dos destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento do turismo nas várias regiões do país, gerar riqueza e postos de trabalho, concorrendo, assim, para a coesão económica e social do território.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.