A população de Santo Aleixo, uma das quatro freguesias do Concelho de Monforte, viveu esta segunda feira, 26 de agosto, um dia “muito emotivo”, com a realização do ato solene de assinatura do auto de entrega ao Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo das instalações e equipamento para ERPI – Lar de Idosos de Santo Aleixo.
Com capacidade para acolher 33 idosos, este Lar de Idosos vem colmatar uma necessidade social, pois em Santo Aleixo, só existiam até agora, as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, desenvolvidas pelo Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo.
A estrutura dada hoje a conhecer ao público vai também permitir a criação de 20 a 30 postos de trabalho diretos, num investimento de 1 milhão e 200 mil euros, sendo considerada “uma das obras mais caras de sempre da história da Câmara de Monforte”.
Por outro lado, ao ceder a sua exploração ao Centro Social e Paroquial, o Município “está a reforçar a sustentabilidade dessa instituição garantindo a sua subsistência”.
Gonçalo Lagem: “Foi feita justiça em Santo Aleixo”
Gonçalo Lagem, Presidente da Câmara Municipal de Monforte, começou por dar as boas-vindas às centenas de pessoas que ali se encontravam: “Bem-Vindos ao Lar de Santo Aleixo, Finalmente!”, transparecendo que todo o processo para a concretização desta infraestrutura “não foi fácil”.
Esta era uma ambição e sonho dos Santoaleixenses de há mais de trinta anos, e nesta segunda feira de agosto, foi finalmente concretizado.
De acordo com o autarca, o processo passou por quatro fases distintas: Planeamento; Capacitação; a obra e o funcionamento.
“Lar para servir todas as realidades”
As inscrições para os utentes poderem usufruir deste Lar foram abertas esta segunda feira e Gonçalo Lagem reforçou que “este lar tem de servir todas as realidades, principalmente os mais desfavorecidos”.
O Presidente da Câmara Municipal de Monforte considerou também que “foi feita justiça em Santo Aleixo, os Santoaleixenses merecem”, acrescentando que “estou muito feliz, mas não cheguei aqui sozinho, embora seja o meu nome que esteja gravado naquela placa”, lembrando todas as pessoas, instituições e organismos que permitiram a concretização deste espaço.
Sandra Cardoso: “É um Projeto Social. Parabéns pela Crença e Vontade”
Sandra Cardoso, Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Portalegre, sublinhou que este lar “vem alargar a capacidade de resposta aos idosos e aumentar a qualidades de vida dos futuros utentes deste espaço na freguesia de Santo Aleixo”.
Sandra Cardoso fez questão de lembrar que se trata “de um projeto social”, parabenizando o Município de Monforte, “pela crença e vontade” em concretizar este sonho.
D. Francisco Coelho: “Envelhecer na Terra de Sempre”
Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho, Arcebispo de Évora, enalteceu a obra desenvolvida em Santo Aleixo, afirmando que “agora os idosos vão poder estar aqui até ao fim das suas vidas, na sua terra de sempre”.
“Este Lar permite que na velhice seja possível permanecer em Santo Aleixo, quiçá um dia também podemos dizer o mesmo dos jovens”, desejou.
O Arcebispo de Évora considerou que esta “é uma obra para ajudar as famílias (…) para além da dimensão técnica é preciso Amor dentro destas paredes e, não esqueçam, um sorriso não se paga”, advertiu.
Pároco Joannes: “Alegria e Gratidão”
O Pároco da Freguesia de Santo Aleixo, Joannes, classificou o dia como de “alegria e gratidão”, reconhecendo que nos últimos sete anos “passaram grandes dificuldades, mas com empenho e dedicação temos hoje aqui lindas e modernas instalações”.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.