ActualRegional
28 Janeiro, 2022

Bebé com 8 dias morre no Hospital de Portalegre por falta de socorro

Alerta para dificuldade em respirar e VMER sem médico para socorrer.

Um bebé com oito dias de vida morreu esta quinta feira, 27 janeiro, no Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre.

De acordo com informação avançada pelos pais da criança e da corporação dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, a morte terá ocorrido alegadamente pela deficiência de socorro imediato pela falta de médico para tripular a viatura médica de emergência.

Em entrevista ao programa da manhã da TVI, os pais, Ana Rita e Osvaldo Francisco, referiram que pediram ajuda às 9:30 da manhã, pois o recém-nascido começou “a ficar roxo”. Após contato com o 112 e CODU, os Bombeiros de Portalegre chegaram ao local (Alagoa) e começaram as manobras de reanimação do bebé.

TVI

Desta forma, o socorro foi prestado pelos Bombeiros de Portalegre e não por uma viatura médica de emergência (VMER), como a situação requeria, num cenário de alegada paragem cardiorrespiratória, por alegadamente a equipa do INEM não ter um médico disponível.

Em comunicado, os bombeiros de Portalegre referem que nesta circunstância, “o apoio médico teria decidido a situação” entre a vida e a morte desta criança.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) reuniu de emergência esta manhã para analisar a situação e revelou hoje que vai instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias da morte no hospital de Portalegre de um bebé de oito dias, por alegada falta de socorro médico.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.