Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Regional
31 Março, 2016

APARSIN assinala Dia Nacional do Doente com AVC

A APARSIN – Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica –  realiza uma ação de sensibilização e educação para a saúde, no âmbito da comemoração do Dia Nacional do Doente com AVC esta quinta-feira, dia 31 de março.

“ALIMENTE A SUA VIDA…NÃO CORRA RISCOS…PREVINA O AVC” é o nome do evento que decorrerá entre as 14 horas e as 17:30, na Escola Superior Agrária de Elvas, apresentando uma tarde de conhecimento simples e objetivo sobre a doença de AVC, organizada num contexto teórico-prático onde o principal foco temático será a importância da alimentação como prevenção.

O evento iniciará com a cerimónia oficial de abertura, seguida de uma Palestra, onde profissionais de saúde especializados na área (Enf. Cristina Centeno, Dr. José Pintão e Dra. Vera Carrilho) irão partilhar conhecimentos deontológicos e profissionais, levando-nos a conhecer melhor os fatores de risco e a premente urgência da sua prevenção. Conta ainda com o testemunho real de um doente que há seis anos vive diariamente com sequelas de AVC.

O evento terminará com o SHOWCOOKING “Cozinha Saudável” onde os interessados poderão participar na confeção de uma receita orientada (mediante inscrição prévia e gratuita), com a colaboração da Dietista da UCCelvas.com.,  Vera Carrilho.

O AVC continua a ser a primeira causa de morte em Portugal, a terceira causa de morte a nível mundial, em que em cada seis pessoas, um sofre um AVC.

A recente associação nacional de neuroreabilitação sediada em Elvas, abrange dentro da sua população elegível, os doentes de pós-AVC e seus cuidadores. O objetivo da APARSIN será manter a continuidade de cuidados terapêuticos na comunidade, promovendo a manutenção da funcionalidade do doente e ainda a possibilidade de apoiar quem cuida, quer na gestão emocional, como através da aprendizagem de estratégias de copping no cuidar, promovendo a melhoria da qualidade de vida de ambos.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.