No inÃcio do ano letivo, o municÃpio de Alandroal apresenta ao público o novo Pavilhão Gimnodesportivo, que resultou de um investimento de 3,5 milhões de euros.
“Entregamos hoje à comunidade escolar o Pavilhão Gimnodesportivo, pelo qual esperaram cerca de 14 anos e à comunidade um equipamento que nunca teve”, referiu João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal.
O autarca lembrou ainda que a inauguração desta infraestrutura, ocorrida na manhã deste sábado, 14 de setembro, resulta do cumprimento de “um dos mais marcantes compromissos assumidos com a população”.
João Grilo recordou que esta foi “uma obra exigente” com um financiamento global na ordem dos “72%”, ou seja “2,5 ME de fundos europeus; 137 mil euros por parte do Ministério da Educação e 839 mil euros pagos pelo municÃpio”.
Grilo realçou a frágil situação financeira que encontrou na autarquia que lidera com um elevado compromisso de dÃvida.
“Temos um compromisso pesado dÃvida anual, que nos permitiria investimento anual na ordem de apenas 600 mil euros, durante quase duas décadas. Porém, em sete anos, mobilizamos cerca de 20 milhões de investimento, ou seja cinco vezes mais do que era suposto”.
O autarca fez ainda alusão aos projetos que vêm a caminho, como o Centro Náutico de Juromenha e a integração do Centro Histórico de Terena e o Parque Verde de Santiago Maior, entre muitos outros, em investimentos e apoios futuros.
Trabalhando numa realidade dividida entre uma elevada dÃvida e a ambição de concretização de audazes projetos no futuro, e admitindo que a missão autárquica não é feita só de obras, Grilo e a sua equipa pretende “recuperar o concelho de atrasos estruturais de décadas”, referindo que “as obras valem milhões, mas o bom ar que aqui se respira é incalculável”.
Tomé Laranjinho, diretor do Agrupamento de Escolas de Alandroal partilhou com os presentes a sua felicidade por “finalmente” ter chegado o dia de abrir as portas deste pavilhão, pois irá permitir “aos alunos terem acesso ao desenvolvimento fÃsico e cognitivo”.
Por sua vez, Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo, destacou o facto do concelho de Alandroal apostar na melhoria das suas infraestruturas e equipamentos, permitindo que se torne também mais atrativo a receber novos habitantes, na medida em que possibilita melhores condições de vida.
“Para atrair quadros, um dos fatores muito importantes é as escolas”, referiu.
A delegada regional de Educação do Alentejo, Maria João Charrua, felicitou as entidades envolvidas na concretização desta obra que irá “permitir melhores condições para os alunos e todo o concelho de Alandroal:
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.