ActualNacional
27 Janeiro, 2021

Ferrovia: Elvas a 2 horas de Lisboa e a meia hora de Évora

"Haverá alta velocidade em Portugal já em 2023". Linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid já está em curso.

“Governo anunciou na terça-feira, 26 de janeiro, que já está a ser construída a linha de alta velocidade para Madrid referindo-se ao troço Évora-Elvas do corredor de mercadorias Sines-Badajoz, mas que estará apto a velocidades na ordem dos 250 Km/hora”.

A notícia é avançada esta quarta feira, 27 de janeiro, pelo “Público”.

Muito mais do que uma linha para mercadorias

A infra-estrutura que está a ser construída entre Évora e Elvas é muito mais do que uma linha vocacionada para mercadorias, tal como tem sido apresentada publicamente, mas fica aquém de uma verdadeira linha de alta velocidade.

Esta terça-feira, o Governo anunciou estar em construção a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid com o objetivo de “ligar o país” e não apenas as capitais portuguesa e espanhola.

Final de Dezembro de 2023

“Queria dizer que a ligação entre Lisboa e Madrid está já a ser construída, está em execução. Prevemos, até final de Dezembro de 2023, ter uma ligação entre Lisboa e Madrid em alta velocidade”, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, citado pela Lusa, numa audição por videoconferência na Comissão de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu.

Linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid já está em curso

Numa altura em que a Europa volta a falar da importância dos comboios num mundo pós-covid, a presidência portuguesa do Conselho da UE, levou o ministro a anunciar abertamente – sem tabus – uma linha de alta velocidade, que afinal já está em curso, entre Lisboa e Madrid.

“Haverá alta velocidade em Portugal já em 2023”

Lusa/Estela Silva

Apesar de insistir que “a ligação entre Lisboa e Porto é prioritária para o Governo português”, o ministro acaba por reconhecer que haverá alta velocidade em Portugal já em 2023. Nem que seja integrada num corredor de mercadorias.

Entre Évora e Elvas a linha poderá receber comboios a 250 km/hora, ou até 300 km/hora em alguns troços, colocando Lisboa e Madrid à distância de cinco horas. Não será uma alta velocidade perfeita porque entre Lisboa e Évora a linha não passará dos 200 km/hora. A terceira travessia do Tejo, porém, poderá encurtar a ligação entre as duas capitais para quatro horas.

Elvas a duas horas de Lisboa e a meia hora de Évora

Mesmo sem comboios de alta velocidade, a nova linha permitirá colocar Elvas a duas horas de Lisboa e a meia hora de Évora. Mas para tirar verdadeiramente partido da infra-estrutura, a CP vai precisar de comboios de alta velocidade iguais aos que deverão operar na futura linha Lisboa – Porto.

O concurso para a compra de 129 comboios,que inclui 12 composições de longo curso, deverá ser lançado este ano, colocando a empresa num verdadeiro contra-relógio: virão os comboios a tempo da linha Évora – Elvas estar concluída? Ou, sem material circulante, a CP deverá ceder o lugar à Renfe ou a outro operador que queira aproveitar a nova infra-estrutura?, questiona a notícia do Público.

Carlos Cipriano in Público

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.