Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualDesportoRegional
7 Dezembro, 2019

Trail Elvas Património Mundial corre-se este domingo

População convidada a sair à rua para assistir e aplaudir manifestação desportiva.

A 4ª edição do Trail Elvas Património Mundial corre-se este domingo, dia 8 de dezembro.

O evento desportivo é organizado pela Associação Desportiva Ialbax.

Humberto Pestana – Visita à Cidade de Elvas

Humberto Pestana, Presidente do Ialbax, considerou que este trail “mais do que uma prova desportiva é uma visita à cidade de Elvas e ao seu património”.

O Percurso

A prova realiza-se no concelho de Elvas, a partida será na Praça da República, às nove da manhã, com passagem pelo Forte da Graça, Aqueduto da Amoreira, pelas muralhas seiscentistas, outros sítios e locais turísticos da cidade de Elvas, como o Museu Militar, Torre Fernandina, Pelourinho, entre outros locais emblemáticos.

Trail único no Alentejo

Este é o único Trail do Alentejo onde o percurso se desenvolve dentro de monumentos património mundial.
Trata-se de uma prova acessível a todos os participantes com zonas técnicas e exigentes fisicamente, e constituído pelas seguintes provas: Trail Running de 19 quilómetros, com um percurso citadino de 1,100 metros e caminhada, com uma distância +/- de 12 quilómetros.

Humberto Pestana sensibilizou os atletas participantes para “não danificarem o património e, ao mesmo tempo, para não deixarem lixo no percurso”.

A chegada será no Estádio de Atletismo a partir das 10:30.

Mais de Meio Milhar de participantes

Tal como no ano passado, a organização espera “que a prova seja do agrado dos 510 atletas e caminheiros previstos participarem este ano”.

De acordo com Humberto Pestana, “a prova tem registado uma evolução positiva em termos de atletas participantes: Em 2016 tivemos 304; em 2017 contámos com 400; em 2018 inscreveram-se 450 e este ano temos 510”.

Atletas Espanhóis em grande número

O Presidente da Ialbax sublinhou também a importância que a prova centrada no Património Mundial de Elvas tem vindo a significar para os vizinhos atletas espanhóis.

“Dos 510 inscritos, 200 são espanhóis”, afirmou Humberto Pestana.

Trail é prova distrital e abre calendário

O IV Trail/Caminhada Elvas Património Mundial é uma prova integrada no Campeonato Distrital de Trail do Distrito de Portalegre e nesta edição abre o calendário do circuito trail do distrito.

Os padrinhos da prova em 2019 são Paulo Araújo e Ana Duarte.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.